Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Salários

Confirmação de parcelamento acirra ânimos no Estado

A crise no pagamento do funcionalismo público do Rio Grande do Sul deve ter um novo capítulo hoje. Após falta de clareza do governo sobre o repasse dos salários, servidores do Estado tiveram acesso às previsões de depósito para agosto em suas contas bancárias e os extratos revelam pagamentos de apenas R$ 600,00.

Professores, policiais militares e demais funcionários que tiveram acesso aos extratos bancários divulgaram imagens dos documentos nas redes sociais nesse sábado. Nesta segunda-feira deve ter início uma greve de quatro dias – e os ânimos das categorias estariam acirrados com a situação. As informações são de que os servidores poderiam endurecer a paralisação de quatro dias e mesmo fazer uma greve mais prolongada. Outra possibilidade levantada no fim de semana seria o aquartelamento dos soldados da Brigada Militar a partir de amanhã, o que afetaria serviços como ônibus e bancos, em razão da falta de policiamento ostensivo.

Leonel Lucas, presidente da Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf), que representa os soldados da corporação, disse que a intenção da entidade é que nenhum PM saia dos quartéis. A ideia é começar esse movimento amanhã. Os oficiais da Brigada, que não vão aderir à paralisação, também estão insatisfeitos e afirmam que não farão nada além de suas atribuições. “É ilegal essa decisão do governo (de parcelar salários). É uma opção que ele adotou para aumentar impostos e privatizar”, afirma o coronel Marcelo Frota, da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (Asofbm). 

Publicidade

Em nota, a Associação dos Delegados de Polícia reafirmou o apoio à paralisação dos agentes policiais. A partir de hoje, segundo a entidade, ocorrências passíveis de registro pela delegacia on-line não serão mais registradas nas delegacias de Polícia. Até a data da integralização do subsídio referente ao mês de agosto, também não serão realizadas ações e operações.

Hoje, o Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Estado fará uma assembleia para discutir o aprofundamento da mobilização. O Cpers/Sindicato garante que as escolas estarão com as portas fechadas até quinta-feira. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sindsepe), Cláudio Augustin, denuncia que o Piratini está montando uma estratégia de “caos” para justificar o aumento de impostos e as privatizações.

Pronunciamento hoje

Publicidade

Em visita à Expointer no sábado, o governador José Ivo Sartori limitou-se a comentar que “os servidores merecem uma explicação, mas hoje (sábado) o assunto é Expointer”. Ele fará pronunciamento à imprensa nesta segunda-feira, às 9 horas, no Palácio Piratini. Após a manifestação do governador, o secretário da Fazenda, Giovani Feltes, detalhará o calendário de pagamento e ficará à disposição dos jornalistas.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.