Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Expointer

Vendas da agricultura familiar crescem 37,5% no primeiro dia

A movimentação intensa nos corredores da Feira da Agricultura Familiar na Expointer foram um prenúncio do volume de vendas. Conforme levantamento feito pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e pela sua conveniada Emater-Ascar/RS, no sábado, 29, foram comercializados R$ 186,5 mil, valor que representa crescimento de 37,5% em relação às vendas realizadas no primeiro dia da feira em 2014, quando foram negociados R$ 135 mil.

“Esse aumento mostra que a população está cada vez mais interessada em consumir produtos de qualidade, e os nossos agricultores familiares têm essa capacidade de transformar sua produção e expandir as oportunidades no campo”, disse o secretário da SDR, Tarcisio Minetto. O movimento continuou intenso na feira neste domingo, 30, com corredores lotados durante todo o dia. Os dados sobre vendas de domingo serão conhecidos na manhã de segunda-feira.

Concursos

Publicidade

Ainda neste domingo, a SDR começou a receber inscrições de expositores para o 4º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar. São oito categorias de produtos: queijo tipo colonial, salame, mel, suco de uva integral/natural, vinho tinto de mesa seco, vinho tinto fino seco, cachaça prata e cachaça envelhecida. “Os objetivos do evento são estimular a produção da agroindústria familiar com qualidade, divulgar e valorizar os produtos característicos da Região Sul”, diz o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, Dionatan Tavares. Estão aptos a participar produtores inclusos no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf).

Este ano, como novidade, será premiado o melhor case sobre “A História da Agroindústria Familiar”. O objetivo é apresentar casos de sucesso e ações de destaque em inovação tecnológica, econômicas e sociais que incentivam a produção agroindustrial e mantêm as famílias atuando no meio rural. As agroindústrias devem responder à pergunta “Por que você merece receber este destaque?”. Três histórias foram classificadas pela comissão organizadora e podem ser lidas na feira. No local há uma urna para votação popular.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.