Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Erro

Sangue com HIV é utilizado em transfusão em Erechim

Um paciente teria recebido sangue reagente para HIV em uma transfusão durante um procedimento cirúrgico no Hospital Santa Terezinha. Após apurar o ocorrido, o Ministério Público (MP) pediu à Justiça a interdição do Banco de Sangue do município, mas o juiz Alexandre Kotlinsky Renner, da 1ª Vara Cível da Comarca de Erechim, negou a solicitação do MP. 

O juiz entendeu que a interdição seria uma medida extrema. O fato de a unidade ser a única prestadora dos serviços de hemoterapia no município e região também pesou na decisão do magistrado. No entando, Renner deferiu inspeção pela Vigilância Sanitária Estadual para verificar se estão sendo adotados os procedimentos adequados na coleta e distribuição de sangue. 

A administração do Banco de Sangue afirmou que a funcionária que cometeu o equívoco ao liberar a bolsa com sorologia positiva para HIV foi afastada. A instituição também comunicou que foram tomadas todas as medidas protocolares, com a comunicação do caso às autoridades de saúde do Município. 

Publicidade

Em nota, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim afirma que, em relação ao assunto, no que lhe compete, prestou e segue prestando todo suporte e acompanhamento necessário ao paciente, aguardando também o desdobramento dos fatos.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.