Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tempo

Verão se despede com frio e calor no Estado

Em sua última semana, o verão deve agradar a todos no Rio Grande do Sul. Ao longo dos próximos dias, os gaúchos terão episódios de frio, calor, sol e chuva. A oscilação de temperatura e as mudanças do tempo serão rápidas. Para estea terça-feira, 14, por exemplo, a previsão da MetSul Meteorologia é de que as mínimas próximas dos 10 graus se repitam, inclusive no Vale do Rio Pardo. O dia terá predomínio do sol. No entanto, o ar seco vai favorecer o aquecimento e as máximas chegarão a quase 30 graus. Será um daqueles dias para sair de casa bem agasalhado, mas também estar preparado para o calor da tarde.

CONFIRA A PREVISÃO DO TEMPO

A quarta-feira já deve ter um cenário diferente. Segundo o meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall, a temperatura pela manhã não será tão baixa e a tarde terá calor. E apesar de o sol predominar em boa parte do dia, entre a tarde e a noite a quantidade de nuvens aumenta e voltam a ocorrer pancadas de chuva. 

Publicidade

De acordo com a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, neste período de mudança de estação – no calendário, o outono começa na segunda-feira, dia 20 – o clima deve mudar com frequência. Em razão disso, ainda não seria possível afirmar como será o último dia de verão e o primeiro de outono. A princípio, quinta e sexta-feira teriam dias mais nublados, com possibilidade de chuva e temperaturas entre 19 e 24 graus. 
A previsão de frio, divulgada pela Gazeta do Sul no fim de semana, se confirmou na manhã desta segunda-feira, 13.

Santa Cruz do Sul registrou mínima de 12 graus e a máxima não passou dos 24 à tarde. A temperatura mais baixa do Estado foi em Soledade, que amanheceu com 4,9 graus. As marcas mais baixas ocorreram após um temporal atingir o Rio Grande do Sul entre a noite de sábado e a manhã de domingo.

Tornado em São Francisco de Paula

Publicidade

A MetSul confirmou ontem que São Francisco de Paula, na Serra, foi atingido por um tornado, acompanhado de supercélula de tempestade severa. O município foi o mais prejudicado pelo temporal do fim de semana. Por lá, uma pessoa morreu em decorrência do mau tempo e 70 ficaram feridas. Conforme a MetSul, os ventos chegaram a 150 quilômetros por hora. Quase 300 casas foram parcial ou totalmente destruídas e cerca de 1,6 mil pessoas ficaram desabrigadas.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.