Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Depois do temporal

São Francisco de Paula pode levar até 6 meses para se recuperar dos estragos

A previsão é de que São Francisco de Paula leve até seis meses para se recuperar dos estragos causados pelo forte temporal que atingiu o município nesse domingo, 12, de acordo com a Defesa Civil do Estado. A informação foi dada pelo tenente-coronel Jarbas Trois de Ávila, subchefe da Defesa Civil, em entrevista ao programa Governo em Rede desta quarta-feira, 15. “Estamos focando no atendimento das vítimas e na recuperação das casas. O município deu um prazo de seis meses para regularizar a situação, acreditamos que seja um período razoável para a recuperação”, afirma. 

Na opinião dele, os serranos foram acometidos por um misto de vários fenômenos adversos. A união de ventos que ultrapassaram os 100 quilômetros por hora, tempestades severas e chuvas intensas com raios atingiu pelo menos 400 residências, 200 delas completamente destruídas e o restante interditado para uso. A prefeitura decretou situação de emergência nessa terça-feira, 14. 

Também foram atingidas por temporal as cidades de Santa Maria, Santo Antônio da Patrulha, Maquiné, Cristal e Camaquã. A Defesa Civil já visitou todos estes municípios, que ainda não precisaram declarar situação emergencial. “Além de São Francisco, nós também estamos acompanhando os demais. No momento em que algum destes decretar situação de emergência, entramos imediatamente com a ajuda humanitária”, destaca.

Publicidade

A Defesa Civil trabalha com a constante preparação dos municípios para fenômenos climáticos. Diariamente, nove municípios são visitados pela instituição com o objetivo de orientar sobre eventos adversos. O órgão também promove o Projeto Capacitar, que atua na prevenção e preparação das comunidades. 

“É sobre nos prepararmos enquanto o tempo está bom, organizando ações para enfrentar as adversidades climáticas. Se deixarmos para descobrir o que fazer quando metade da cidade estiver sem telhado, não há tempo e fica inviável de encontrar alguma solução”, ressalta.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.