Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Internet

Jogo ‘Baleia Azul’ propõe desafios que levam à morte

Vem ganhando popularidade na Internet e no mundo o jogo “Baleia Azul” (Blue Whale). Ele propõe 50 desafios que sugere como última etapa o suicídio. Um grupo oriundo da Rússia, conhecido como “#F57”, está sendo investigado sob suspeita de induzir a morte de pelo menos 130 jovens, a maioria na Europa. No Brasil há pelo menos dois casos de morte suspeitas de terem relação com o jogo. 

Os casos brasileiros ocorreram em Mato Grosso e na Paraíba. No Rio de Janeiro, uma tentativa de homicídio levanta a hipótese de também ter relação com o Baleia Azul. A popularização do game se tornou um problema mundial. 

O “jogo”
Na verdade, o jogo é uma troca de mensagens em redes sociais. Tudo inicia com um convite para a página privada e secreta deste grupo “#F57” no Facebook. Nela, um instrutor passa alguns desafios a serem cumpridos pelos novos jogadores. Ao todo, 50 desafios macabros são propostos tais como: fazer fotos assistindo a filmes de terror, desenhar uma baleia em seu corpo com uma faca, cortar o lábio, até chegar ao desafio final, o suicídio. Se o jogador desistir do jogo, é ameaçado pelos administradores.

Publicidade

“Fake news”
O presidente da Safernet, Thiago Tavares, diz que o jogo foi um “fake news” (notícia falsa) divulgado por um site russo que se espalhou a partir de 2015. Porém, existe um efeito que, sendo verdadeiro ou não, tem contagiado os jovens. 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.