Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prazo prorrogado

Vacina contra a gripe pode ser feita até 9 de junho

A baixa procura pela vacina da gripe, em especial da população prioritária, levou o Ministério da Saúde a anunciar nessa quinta-feira, 25, a prorrogação do prazo de imunização. Agora, a aplicação das doses vai até 9 de junho – antes, o período terminaria nesta sexta-feira. Desde 17 de abril, as doses estão disponíveis nos postos de saúde de todo o País. Balanço do ministério indica que, até quarta-feira, foram vacinados 35,1 milhões de brasileiros. Esse total considera todos os grupos com indicação para a vacina, incluindo população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades. A população prioritária da campanha, que não inclui esses grupos, é de 54,2 milhões de pessoas. Desse total, 63,6% foram vacinados. Já no Rio Grande do Sul, da população prioritária de 2,6 milhões, 1,9 milhão foi imunizada até quarta-feira, o que equivale a 74%.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% desse público. Para isso, a pasta adquiriu 60 milhões de doses, garantindo estoque suficiente para todo o País. A coordenadora Nacional do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, alerta sobre a importância de o público-alvo se imunizar para evitar a gripe e seus possíveis agravamentos. “A vacina contra a gripe demora 15 dias para fazer efeito no organismo. Por isso o Ministério da Saúde planeja a campanha antes do inverno, período de maior circulação dos vírus da influenza”, destacou.

No Rio Grande do Sul, a adesão do público-alvo está em 54,4% (crianças); 72,86% (trabalhadores de saúde); 58,5% (gestantes); 84,2% (puérperas); 83,8% (indígenas); 82,2% (idosos) e 72,9% (professores). A vacina está disponível nos postos para crianças de 6 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais e professores – que são a novidade deste ano.

Publicidade

Segurança

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2017 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. 

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medidas de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.