Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Confirmada primeira morte por gripe A em Santa Cruz este ano

ATUALIZADO ÀS 10H30

A primeira morte por gripe A em Santa Cruz do Sul este ano foi confirmada na manhã desta sexta-feira, 23. A informação foi divulgada no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde. O vírus identificado foi o H3N2, que é uma variação da gripe A. Além deste caso, outros cinco moradores do município estão com a doença. Na região, já haviam sido registrados dois óbitos em Venâncio Aires. 

Segundo o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo Reis, o paciente de Santa Cruz, um homem de 64 anos, faleceu no dia 12 de junho. Ele possuía doença pulmonar. Trata-se do primeiro caso de morte por gripe A neste ano na qual o paciente havia sido vacinado. “Não é comum isso acontecer. Dos 17 óbitos, 16 pacientes não haviam recebido imunização. A vacina protege, mas quando o paciente está com a imunidade muito baixa, nem mesmo a vacinação consegue proteger”, explicou o secretário em entrevista à Rádio Gazeta.

Publicidade

Além do caso envolvendo o paciente de Santa Cruz, identificado como Amaro de Fátima Peixoto Vieira, foi confirmada mais uma morte nesta sexta-feira. O paciente era morador de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana. Com isso, o Estado registra um total de 17 mortes este ano, em 13 municípios diferentes. Conforme o boletim, até o momento, os casos confirmados de influenza ocorreram em 51 cidades do Estado, com predomínio da Capital, com 71 casos. Na região, há um caso confirmado em Candelária, um em Vale Verde e oito em Venâncio Aires.

H3N2

Uma diferença nos casos registrados este ano é o tipo de vírus. O H3N2, uma variação do Influenza A, tem atingido parte dos pacientes, como o que faleceu em Santa Cruz do Sul. De acordo com informações do secretário, trata-se de um tipo menos letal da doença. “Ano passado, a maioria dos casos era de H1N1”, contou. 

Publicidade

De acordo com o boletim, o Influenza A H1N1 circulou com maior frequência nos anos 2012 e 2013. Nos dois anos seguintes, o vírus H3N2 predominou. Já em 2016, novamente, o H1N1 voltou a ser o principal vírus. Já neste ano, houve um aumento nos casos envolvendo o H3N2.

ÁUDIO

Confira a entrevista completa com o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo Reis, no áudio abaixo:

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.