Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prejuízo

Número de lavouras atingidas pelo granizo no Sul chega a 8,5 mil

Novas lavouras de tabaco foram destruídas no interior do Estado devido a queda de granizo que atingiu a região do Médio Uruguai nesta quinta-feira, 19. Os municípios de Alpestre e Iraí foram os mais afetados pelas pedras de gelo. Localidades do interior de Santa Cruz do Sul e Sobradinho também tiveram prejuízos, conforme o gerente técnico da Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra), Paulo Vicente Ogliari.

Até o momento, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, já foram atingidos cerca de 8,5 mil produtores de tabaco nesta safra. Segundo Ogliari, o número deve aumentar nos próximos dias, já que a contagem segue de forma lenta devido à instabilidade recorrente. “Nós estamos atrasados porque não conseguimos terminar o levantamento dos danos com o granizos dos dia 11 e 12 aqui na região por problema de tempo. Como choveu quarta-feira e houve nova incidência, vai atrasar um pouco esse trabalho”, explicou.

Conforme Ogliari, em Santa Cruz do Sul o granizo causou prejuízos na madrugada desta quinta, mas nada tão intenso se comparado com os municípios localizados na divisa com Santa Catarina.“Nós já estávamos prevendo isso pelo acompanhamento que temos pela imagem do satélite, mas não imaginávamos que fosse tão grande.” Os problemas após o temporal existem na região. Mas não foram tantos devido ao desenvolvimento do tabaco, que não estava tão avançado.

Publicidade

O prefeito de Alpestre, Alfredo de Moura e Silva, informou que a administração e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) realizam um levantamento dos prejuízos. “Lamentamos que o temporal tenha causado mais danos em nosso município, pois os agricultores em geral sofrem perdas periódicas com o mau tempo”, disse. O temporal da madrugada desta quinta atingiu grande parte do Rio Grande do Sul, interrompento partes de estradas e causando estragos, destelhamentos e alagamentos em prédios e ruas.

Prejuízo em safras passadas

Neste ano, o número de 8,5 mil produtores de tabaco atingidos pelo granizo desde o início do atual ciclo nos três estados do Sul do País é significativo se comparado com o mesmo período da safra anterior, quando 4,7 mil agricultores tiveram prejuízos, mas foi atípico, pois os registros foram bem abaixo da média histórica. Já em 2015, conforme Ogliari, foram 26,7 mil agricultores prejudicados pela instabilidade no mesmo período, número recorde.

Publicidade

Entre em contato com a Afubra

Caso você seja produtor de tabaco e tenha sido prejudicado pelos temporais, é necessário notificar a Afubra para receber o auxílio do seguro. “Nos notifique o mais breve possível para que a gente tenha em mãos de imediato o total de atingidos para mobilizar o pessoal,” ressaltou Ogliari.  

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.