Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Dicas

Não conseguiu viajar? Veja como se organizar para as próximas férias

As férias passaram e você ficou só vendo as fotos dos seus amigos nas redes sociais? Um na praia, outro no frio europeu, alguns curtindo o Nordeste e você em casa. Foi falta de vontade ou falta de dinheiro que não permitiram que você viajasse? Para grande parte dos brasileiros, é falta de organização financeira. 

O primeiro passo é pensar: você vai para onde? Esse momento, acredite, pode ser um dos mais difíceis. Como escolher o melhor lugar? Conforme a consultora da agência Matte Viagens, Andréa Matte, realizar uma viagem para um destino que você sonha conhecer é muito mais legal. “Mas caso este destino não esteja dentro do orçamento no momento em que se tem a disponibilidade em viajar, você sempre pode conversar com seu agente e informar suas preferências (por praia ou neve, por exemplo) e o quanto está disposto em investir, para que ele auxilie a encontrar um destino perfeito para você, com um custo benefício de acordo com suas vontades”, afirmou.

A organização, desde este ponto, é um item essencial. Você precisa estabelecer a sua meta, saber se você vai sozinho, com amigos ou família, por exemplo, para que possa pensar no quanto vai gastar. “Um ponto importante é que a economia ou poupança não pode ser feita com o dinheiro que “sobrou” no final do mês, porque isso raramente acontece. Tão logo o ganho é creditado na conta bancária ou recebido em dinheiro vivo, o valor dos sonhos deve ser apartado”, explica o educador financeiro Francisco Teloeken.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Dicas para viajar de avião com as crianças

Além disso é importante que você tenha bem claro que o valor apartado tem um destino específico. “Porque dinheiro guardado sem uma finalidade pode ser usado para qualquer coisa”, ressalta Teloeken. E esta organização vai ajudar – e muito – na hora de comprar passagens e pensar em toda a viagem.

Mas, caso você tenha problemas em guardar dinheiro, também é possível consultar as agências de turismo e se organizar para pagar as despesas antes mesmo de sair de casa. “Fechando a viagem com antecedência, você pode pagar parcelado para quando chegar a data da viagem já estar com tudo pago, só restando relaxar e aproveitar! Ou, se for a preferência, pode pagar à vista e obter bons descontos”, comenta a consultora Andrea.

Publicidade

PLANEJAMENTO É ESSENCIAL

Para decidir o destino e a forma de pagamento é importante ter em mente a possibilidade financeira, para não entrar em dívidas que não poderá pagar. “Por melhores e mais interessantes que sejam as férias, não vale assumir dívidas que podem comprometer as finanças do resto do ano”, ressalta o educador financeiro.

Publicidade

A partir disto, é mais fácil tomar todas as decisões. Se a ideia é economizar, a dica de ouro é fugir da alta temporada. “Não existe uma “receita de bolo” para seguir à risca”, comenta Andreia. Mas, a tentativa pode ser bastante válida! Se você deseja visitar algum lugar bem popular, que tem muita procura o ano todo, você pode, por exemplo, fazer o aluguel de um carro e se hospedar em uma cidade vizinha para economizar em hospedagem e alimentação, já que os lugares muito badalados têm preços mais altos.

Então, é melhor pensar muito bem em todos os detalhes com bastante antecedência! “Curtir as férias sem gastar dinheiro é missão quase impossível. Por isso, para não ser pego de surpresa e fazer estragos no bolso, a dica de ouro é começar agora o planejamento das próximas férias”, afirma Teloeken.

Cinco dicas para não ter dor de cabeça nas férias

Publicidade

– Selecionar uma data (ou pelo menos o mês) em que você tem disponibilidade em viajar;
– Saber qual o valor você gostaria de investir na viagem;
– Verificar o número de passageiros e decidir um destino (focar em um ou dois para facilitar na escolha);
– Procurar uma agência de viagens para auxiliar na sua escolha;
– Não comprar passagens aéreas e pacotes de viagens em sites que não se tem certeza da credibilidade, correndo o risco de ser enganado ou pagar taxas inesperadas. O barato pode sair caro!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.