Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Medicina

VÍDEO: saiba como foi o primeiro transplante de pênis do mundo

Um militar norte-americano recebeu o primeiro transplante completo de pênis e escroto do mundo. O procedimento foi realizado por médicos do Hospital Johns Hopkins, em Maryland, nos Estados Unidos, no dia 26 de março. Porém, o resultado da cirurgia só foi divulgada nesta semana. O paciente, cujo nome não foi revelado, terá alta nos próximos dias. Ele recebeu o órgão de um doador morto. O soldado teria perdido os genitais após a explosão de uma bomba no Afeganistão.

A expectativa é de que o paciente recupere as funções urinária e sexual. Nove cirurgiões plásticos e dois cirurgiões urológicos participaram da operação. O hospital divulgou um comunicado no site da instituição sobre o sucesso da cirurgia e o soldado também comentou o procedimento. “Quando acordei senti-me finalmente mais normal… [com] um nível de confiança também. Confiança… como se sentisse que, finalmente, estou bem agora”, disse o paciente. 

Também médico da equipe, Damon Cooney teria relatado ao jornal The Telegraphf que os testículos do militar não foram transplantados. A medida foi tomada para evitar consequências éticas, como por exemplo, caso ele viesse a ter filhos, que seriam, geneticamente do doador (que está morto). 

Publicidade

Para assegurar a circulação e sensibilidade do pênis, o transplante ligou três artérias, quatro veias e dois nervos. Dias após o procedimento, o paciente ainda teria recebido uma infusão de medula óssea do doador para evitar a rejeição. Os médicos acreditam que a recuperação total leve em torno de seis meses. Esta foi a primeira cirurgia envolvendo o escroto e parte da parede abdominal.

Abaixo, confira vídeo feito pelo hospital explicando o procedimento:

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.