Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Diplomacia

Separação de crianças das famílias nos EUA preocupa Itamaraty

O governo brasileiro afirmou nesta quarta-feira, 20, que acompanha com preocupação o aumento de casos de menores brasileiros separados dos pais ou responsáveis que se encontram sob custódia em abrigos nos Estados Unidos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, configura-se uma prática cruel e em clara dissonância com instrumentos internacionais de proteção aos direitos da criança.

O Itamaraty também informou que espera a efetiva revogação da prática de separação entre os menores e seus pais ou responsáveis, após ordem executiva emitida pelo governo norte-americano.

O Ministério das Relações Exteriores orientou os consulados do Brasil nos Estados Unidos a reforçarem as medidas que já vêm sendo adotadas nos últimos anos para a proteção consular aos menores de nacionalidade brasileira, entre as quais:

Publicidade

a) mapeamento de todos os abrigos ao redor do país para a identificação de novos casos;

b) intensificação do monitoramento e da assistência consular aos menores, com visitas regulares;

c) orientação a pais/responsáveis de ações legais que podem ser impetradas com vistas à recuperação da guarda e reunificação familiar;

Publicidade

d) realização de campanhas de esclarecimento, em coordenação com os conselhos de cidadãos brasileiros nos Estados Unidos, sobre os riscos da travessia pela fronteira, em especial com menores de idade;

e) coordenação e intercâmbio de informações com as repartições consulares dos demais países emissores de emigrantes.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.