Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições 2018

Estudo aponta que 231 municípios do País têm mais eleitores que habitantes

Um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com base em dados atualizados de pessoas aptas a votar nas eleições de outubro no Brasil, mostra que há 231 municípios no País com mais eleitores do que habitantes. O estado com mais cidades nessas condições é Minas Gerais, seguido por São Paulo e Santa Catarina. A situação que mais chama a atenção é a de Canaã dos Carajás, no Pará, que tem 3,8 mil eleitores a mais do que habitantes.

São duas as explicações. Primeira: pessoas que transferem os domicílios eleitorais para suas cidades de origem ou a localidades litorâneas. Segunda: estatísticas populacionais defasadas.

De acordo com o estudo, houve um crescimento de 1,4% no número de eleitores em relação a 2016, ano em que ocorreu as últimas eleições municipais. Comparado com a estimativa populacional mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indica 207,7 milhões de habitantes em 2017, os eleitores representam 70,37% da população brasileira.

Publicidade

* Com informações da CNM

LEIA MAIS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.