Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Recuo do estado

Após reviravolta, saiba como deve ficar o calendário do IPVA

Foto: Bruno Pedry

Um dia após ter dado como certo que o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) seria em cota única, o governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), voltou atrás. O Piratini irá usar um calendário com percentuais de desconto e datas de pagamento semelhante ao do IPVA 2019.

Depois de causar um alvoroço entre contribuintes, com a divulgação da notícia do fim do pagamento parcelado do imposto, o governador recuou. Na manhã dessa terça-feira, 5, durante um café da manhã com deputados da base aliada do Piratini, o chefe do Executivo gaúcho prometeu não cortar o parcelamento.

LEIA MAIS: Governo recua e mantém parcelamento do IPVA

Em seu discurso de justificativa, Leite ressaltou que não teria decidido voltar atrás no parcelamento do IPVA por pressão, mas por ser um “governo que acompanha as reações, as escuta e não se enclausura nas suas decisões”.

Publicidade

Com a manutenção do pagamento parcelado, com vencimentos em janeiro, fevereiro e março, igual ao que ocorreu no início deste ano, o Piratini também confirmou o desconto máximo de antecipação. O percentual de abatimento pode chegar a 24% sobre o valor do IPVA.

A composição do abatimento é feita da seguinte forma: o desconto para Bom Motorista pode chegar a 15%. Já o do Bom Cidadão varia de 1% a 5% para quem é cadastrado no programa Nota Fiscal Gaúcha. Ambos já estavam assegurados pelo governo para pagamento em única parcela, antecipada.

Quem optar pelo pagamento antes do último dia útil deste ano livra-se também do reajuste do valor da Unidade de Padrão Fiscal (UPF), que subirá, em 1º de janeiro de 2020, em 4% sobre o atual valor.

Publicidade

À Gazeta do Sul, a assessoria de imprensa do Piratini disse que todos os critérios para o parcelamento do IPVA 2020 serão os mesmos da edição passada. No mesmo comunicado, o governo destacou que a Receita Estadual, órgão responsável pela administração tributária da Secretaria Estadual da Fazenda, ainda deverá confirmar as novas datas de vencimento.

A previsão do Estado é que este calendário seja divulgado no início do mês de dezembro. O IPVA 2019 teve como datas para pagamento os dias 31 de janeiro, 28 de fevereiro e 29 de março. A partir do mês de abril, conforme o número da placa, ocorre o vencimento do imposto, e o pagamento integral do tributo.

LEIA MAIS
Os impactos com o fim do parcelamento do IPVA
IPVA 2020 não terá parcelamento e vencerá mais cedo

Publicidade

Antecipar pode ser bom negócio, diz especialista

Com a possibilidade de abater até 24% do valor total do IPVA, utilizando os descontos de Bom Motorista, de Bom Cidadão e o percentual dado pela antecipação, pagar em cota única, antes de 30 de dezembro, pode ser um bom negócio.

Quem garante é o educador financeiro Francisco Teloeken. Segundo ele, para aproveitar o desconto completo que o Estado oferece, até mesmo um empréstimo pessoal pode ser recomendado. “Eu desconheço uma aplicação que renda tanto quanto esse desconto. Para aproveitá-lo, pagar antecipado vale a pena.”

Publicidade

Teloeken explica que usar o cheque especial para antecipar o IPVA é um erro. Porém, os bancos oferecem linhas de crédito mais acessíveis, que podem ser utilizadas para quitar o tributo. “Pode ser um crédito pessoal, parcelado em três ou quatro vezes, com juros reduzidos. Quem optar por esta saída acabará ganhando dinheiro”, ressalta o educador financeiro.

LEIA MAIS: Os carros que mais pagam IPVA em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.