Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Reconhecimento

Cobertura da Gazeta conquista prêmio estadual de jornalismo

Foto: Alencar da Rosa

Bruno Pedry e Pedro Garcia tiveram trabalho selecionado

Reportagens da Gazeta do Sul estão entre as vencedoras do 21º Prêmio Jornalismo do Ministério Público do Rio Grande do Sul. A lista de trabalhos premiados foi divulgada na manhã desta quinta-feira, 21, e a cobertura sobre a Operação Feudalismo obteve o segundo lugar na categoria de reportagens sobre defesa do patrimônio público.

“Para a Gazeta Grupo de Comunicações, é muito gratificante ver reportagens de profissionais da nossa equipe repercutirem de tal forma, por seu impacto na sociedade, e merecerem o reconhecimento em prêmios como este”, avalia o gestor de Conteúdo Multimídia da Gazeta, Romar Beling. “Isso só nos mobiliza ainda mais, a toda a nossa equipe de profissionais, em todas as nossas unidades, a contemplar, com jornalismo sério, atento e comprometido, todas as demandas da comunidade regional.”

LEIA MAIS: VÍDEO: vereador é preso durante operação do Ministério Público

Publicidade

Deflagrada em junho, a operação, capitaneada pela Promotoria de Defesa Comunitária de Santa Cruz do Sul, desarticulou um esquema de captação de salários de servidores da Câmara de Vereadores. A investigação levou à prisão preventiva do então vereador Paulo Lersch e de um ex-assessor, além de ter originado duas ações judiciais que ainda estão em andamento.

A Gazeta foi premiada com duas reportagens a respeito do tema, publicadas nas edições dos dias 6 e 7 de junho de 2019, que traziam detalhes sobre as investigações e as repercussões políticas e judiciais das prisões. “Foi um momento histórico. Jamais um esquema dessa natureza havia sido revelado no Legislativo local e foi a primeira prisão de um vereador no exercício do mandato em Santa Cruz desde o regime militar. Nosso trabalho, nas reportagens, foi dar ao fato a dimensão que ele merecia. Por isso, a satisfação com esse reconhecimento”, observa o repórter Pedro Garcia, que assina as reportagens ao lado do fotojornalista Bruno Pedry.

Ao todo, 58 trabalhos foram inscritos no Prêmio MP Jornalismo. A cerimônia de premiação será no dia 12 de dezembro, em Porto Alegre. Os jurados foram Luiz Adolfo Lino de Souza (Associação Riograndense de Imprensa – ARI), Jeanice Dias Ramos (Sindicato dos Jornalistas do RS), Adriana Arend (Gabinete de Imprensa do TJRS), Karine Soldi (Fundação Escola Superior do Ministério Público), Samantha Hoffmeister Nassif (Gabinete de Comunicação do MPRS), Clarissa Eidelwein (Assessoria de Comunicação do MPRS) e Mariana Ozelame (Associação do MP). Os trabalhos foram coordenados pela assessora de comunicação do MPRS, Marjuliê Angonese, com apoio da estagiária de jornalismo Jenifher Mello. 

Publicidade

Confira a lista completa de vencedores em cada categoria:

Proteção Social
1º lugar: Aline Custódio (Zero Hora) com a reportagem que contou a história de um jovem que viveu em abrigos na Capital entre 12 e 18 anos. A reportagem acompanhou os 30 dias anteriores e os 30 dias seguintes ao aniversário do rapaz.
2º lugar: Adriana Irion (Zero Hora) com investigação que monitorou as histórias de jovens vítimas, que por anos sofreram abusos por parte do chefe de um grupo de escoteiros.

Segurança Pública
1º lugar: Geórgia Santos (Vós – Pessoas no Plural) que abordou em matéria sobre as igrejas neopentecostais que reproduzem a lógica sedutora da narrativa das facções para disputar a devoção dos apenados.
2º lugar: José Luis Costa, Carlos Rollsing, Amanda Munhoz e Leonardo Oliveira (GaúchaZH e Zero Hora) com uma série de reportagens que revelaram em detalhes o esquema de desvio de dinheiro montado por integrantes da direção do Sport Club Internacional entre 2015 e 2016.

Publicidade

Defesa do Patrimônio Público
1º lugar: Giovani Grizotti, Dalmir Pinto, Toni Marques, Andressa Pesce e Alexandre Rodrigues (RBS TV, TV Globo, Fantástico, RBS Notícias) com a série de matérias que abordaram as irregularidades no gabinete do deputado estadual gaúcho Edu Olivera.
2º lugar: Pedro Piccoli Garcia (Gazeta do Sul) com a repercussão da Operação Feudalismo, que apontou a existência de um esquema de arrecadação irregular de parte dos salários de servidores da Câmara de Vereadores em Santa Cruz do Sul.

Saúde e Educação
1º lugar: Melissa Costa, Rogério Savian e Mauri Toni Dandel (Diário da Encosta da Serra) com a matéria que acompanhou a investigação do Instituto de Educação e Saúde Vida (ISEV) por desvio de dinheiro em hospitais.
2º lugar: Pâmela Rubin Matge (Diário de Santa Maria) com a reportagem sobre as a situação do serviço em saúde mental em Santa Maria.

Sustentabilidade
1º lugar: Cid Martins e Vitor Rosa (Rádio Gaúcha) com a cobertura que desvendou defasagem histórica no principal órgão de fiscalização do RS: o Comando Ambiental da Brigada Militar.
2º lugar: Aline Custódio e Gabriel Jacobsen (Zero Hora) com a reportagem que apresentou os 15 pontos identificados como preocupantes no projeto de lei do novo código ambiental.

Publicidade

Reportagem Universitária
1º lugar: Wagner Abreu, Bruno Lara da Silva, Cintia Borba dos Santos, Evelyn Lucena Alves, Leandro Júnior Gonçalves Leopoldo, Vinicios Brauner Vanoni, Lucas Matias Barbosa, Juliana Barbieri, Tyane Leal, Laura Pontin, Douglas Salvador e Vanessa de Oliveira (Faculdade São Francisco de Assis) com documentário que mostra as pessoas em situação de rua em Porto Alegre e região metropolitana.
2º lugar: Luana Machado Rosales e Caroline Santos dos Santos Tentardini (Beta Redação – Unisinos) com matéria que cita que 80% dos crimes virtuais no Estado estão ligados à pedofilia.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.