Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Paralisação

Magistério protesta com a Caminhada Luminosa

Foto: Bruno Pedry

Educadores e funcionários de escolas voltaram às ruas em diversos municípios gaúchos, incluindo Santa Cruz do Sul

Os professores de Santa Cruz do Sul foram novamente às ruas nesta quinta-feira, 28, para reivindicar melhorias na educação estadual. Unidos contra o pacote para o funcionalismo apresentado pelo governador Eduardo Leite, eles reforçaram o movimento de greve com a Caminhada Luminosa, organizada pelo Cpers/Sindicato. A mobilização contou com o apoio de funcionários de escolas estaduais do município.

O grupo reuniu-se na Avenida Deputado Euclydes Nicolau Kliemann, nas proximidades da passarela. Após, os manifestantes seguiram até o Colégio Estadual Professor Luiz Dourado. De lá, partiram rumo à Escola Santa Cruz. Conforme o professor Everton Steffanello, do comando de greve do Cpers, o ato foi realizado em praticamente todas as cidades gaúchas. “A luz nos lembra conhecimento. Somos educadores e queremos construir uma sociedade melhor.”

Professora na rede estadual há 17 anos, Gabriela Valentim Kipper diz que não consegue ficar de braços cruzados diante da situação. Para ela, que sempre participa dos movimentos de greve, “o cenário é catastrófico”. Ao lado de colegas, ela esteve na caminhada com uma frase estampada no peito: “Lute como uma professora”. Também do comando de greve, Renato José de Araújo orientava os participantes. “São atos diários de defesa da escola pública. Queremos mobilizar a população.”

Publicidade

Repercussão na saúde
Em assembleia nesta quinta-feira, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde decidiu pela greve parcial. O laboratório regional suspendeu os serviços de análise de água, identificação de larvas e monitoramento da dengue, mantendo os exames diagnósticos de tuberculose.

Conforme a responsável pelo núcleo local do Sindicato dos Servidores de Nível Superior do Poder Executivo do Estado (Sintergs), Karine Ely, nova assembleia ocorrerá na próxima segunda-feira. Hoje à tarde, contudo, haverá manifestação junto com profissionais da Agricultura na Praça Getúlio Vargas.

Pelo território gaúcho, servidores da segurança pública e da saúde também têm aderido à paralisação de forma parcial ou total. Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado informou que a paralisação de alguns trabalhadores da pasta, no entanto, não afetará o repasse de recursos estaduais para os municípios e hospitais.

Publicidade

“Os pagamentos estão garantidos e não haverá atraso nos repasses, que serão feitos na data prevista, conforme o calendário pré-estabelecido pela secretaria”, salientou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Na quarta-feira, ela reuniu todos os coordenadores regionais da área para orientar quanto à manutenção de ao menos 30% dos serviços de atendimento à população.

Gabriela: não dá para cruzar os braços. Fotos: Bruno Pedry


Na agenda
A próxima terça-feira, 3, será marcada por mais um ato da categoria. A partir das 13h30, o Cpers/Sindicato promoverá ato em frente ao Mercado Público, em Pelotas. De Santa Cruz, um ônibus será disponibilizado para os sócios. Para realizar a inscrição é preciso contatar o escritório do 18o Núcleo pelo número (51) 3713 1588.

LEIA MAIS:
Uma greve para ficar marcada na história
Outras categorias do funcionalismo prestam apoio ao magistério
O magistério é uma categoria historicamente injustiçada

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.