Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CORONAVÍRUS

Governo do Estado confirma bandeira laranja para região de Santa Cruz

Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul apresenta, neste sábado, 9, o modelo de distanciamento controlado, que passa a vigorar em todo o território gaúcho na segunda-feira. O sistema utiliza 11 indicadores, com dados sobre a disseminação do novo coronavírus e sobre a capacidade de atendimento da rede de Saúde.

O Estado foi dividido em 20 regiões, para as quais se atribuem quatro cores de bandeira: amarela, laranja, vermelha e preta. As bandeiras indicam a gravidade da situação da epidemia na região analisada, sendo a amarela a situação menos grave e a preta a situação mais grave.

De modo simplificado, as cores têm as seguintes indicações:

Publicidade

AMARELA – risco médio/baixo.
A região encontra-se com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença.

LARANJA – risco médio.
Significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.

VERMELHA – risco alto.
A região encontra-se em um dos dois cenários: baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus ou média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.

Publicidade

PRETA – risco altíssimo.
Região encontra-se com baixa capacidade do sistema de saúde e alta propagação do vírus.

LEIA MAIS: Quais dados compõem a bandeira laranja atribuída à região de Santa Cruz

Ao apresentar o modelo, o governo confirmou as cores consideradas por região para a próxima semana. A região de Santa Cruz do Sul, que inclui Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz, ficou com a bandeira laranja. Apenas uma das 20 regiões do Rio Grande do Sul, a de Lajeado, ficou com bandeira vermelha.

Publicidade

Pelos protocolos estabelecidos pelo governo estadual, a bandeira laranja, atribuída à região de Santa Cruz do Sul, prevê que sigam fechados casas noturnas, bares, pubs, cinemas, clubes sociais, esportivos e similares. Para o setor de alimentação, é permitido o funcionamento com telentrega, take away e atendimento presencial restrito. Os restaurantes são proibidos de oferecer bufê. O governador Eduardo Leite esclareceu, na live, que as restrições de horário de funcionamento devem ser definidas pelas prefeituras.

O comércio, com a bandeira laranja, segue podendo abrir suas portas, com as medidas preventivas que já estavam em vigor.

Pelo modelo estadual, missas e serviços religiosos podem ocorrer com atendimento individualizado ou limitação a 25% do público. No entanto, o município pode ser mais restritivo em suas regras.

Publicidade

>>> Veja o PDF do governo com as informações sobre o que cada bandeira determina para cada setor

Os dados completos, com os protocolos para cada setor econômico, de acordo com a bandeira atribuída à região, são disponibilizados no site distanciamentocontrolado.rs.gov.br. A página saiu do ar, no entanto, durante a live do governo no Facebook, por causa da quantidade excessiva de acessos. O governador Eduardo Leite afirmou que a equipe técnica trabalha para normalizar o funcionamento do site.

Região de Santa Cruz do Sul é a R28

A adoção do novo modelo, na segunda-feira, vai tornar obrigatório o uso de máscaras em todo o Rio Grande do Sul, nas ruas, estabelecimentos e no transporte público.

Publicidade

Veja o vídeo com a apresentação do modelo:

Coletiva coronavírus 09/05

Detalhamento do modelo de distanciamento social controlado a ser implementado no Estado RS e apresentação do mapa com as bandeiras das 20 regiões estabelecidas nesse processo

Posted by Governo do Rio Grande do Sul on Saturday, May 9, 2020

Com informações do Governo do Estado do RS

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.