Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A Gazeta esteve lá: no ambiente de produção do arroz

Vista aérea da colheita em Cachoeira do Sul

Juntamente com o tabaco, a soja, o milho e a pecuária, a lavoura arrozeira é uma das atividades centrais na socioeconomia gaúcha. E a região central do Rio Grande do Sul, incluindo o Vale do Rio Pardo, tem forte participação nesse segmento, no qual o município de Cachoeira do Sul, por exemplo, ao longo do tempo foi conhecida como a Capital Nacional do Arroz. Mas outras localidades, como Rio Pardo, Candelária, Cerro Branco, Paraíso do Sul e Agudo, além, naturalmente, de Santa Cruz do Sul, têm vocação e aptidão, com estrutura montada, para essa lavoura.

A Gazeta, ao longo de sua existência, sempre dedicou máxima atenção à cobertura dos temas e dos assuntos relacionados à lavoura arrozeira, da qual o Rio Grande do Sul é, de forma disparada, o maior produtor e fornecedor nacional, em especial das variedades irrigadas. Se os veículos da Gazeta sempre abriram espaço para falar da produção, do comércio e do consumo de arroz, esse vínculo foi ampliado com o lançamento, ainda no século 20, do Anuário Brasileiro do Arroz, publicação do catálogo de agronegócio da Editora Gazeta. Há mais de 20 anos, esse anuário, com conteúdo em português e inglês, leva informação atualizada e de enfoque técnico e mercadológico para todos os públicos, no País e no mundo.

LEIA MAIS: A Gazeta esteve lá: na terra da cana-de-açúcar

Publicidade

Além das visitas que as equipes de jornalistas e de fotógrafos da Editora Gazeta fazem às áreas de produção, em todos os estados, os profissionais participam dos maiores eventos desse segmento, tanto no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina, segundo maior produtor, e também em Mato Grosso e até no exterior. Mato Grosso é reconhecido pela importância na geração de pesquisas e na produção do arroz de terras altas, ou arroz de sequeiro, tendo a cidade de Sinop como referência. Mas são mesmo os gaúchos os expoentes do cereal. O Instituto Rio-grandense do Arroz (Irga) e inúmeras cooperativas e empresas têm projeção nacional e internacional sobre arroz irrigado, e prospectam as mais importantes tecnologias para a lavoura, em termos de qualidade, produtividade e sustentabilidade.

A cada ano, essas novidades e o compartilhamento de informações sobre o segmento são apresentados na Abertura Oficial da Colheita do Arroz, bem como em eventos específicos do próprio Irga ou de municípios arrozeiros. No caso de Cachoeira do Sul, a cidade é conhecida pela Fenarroz, festa nacional que celebra esse grão. Em 2020, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, tendo por local a Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão, nas proximidades de Pelotas, foi realizada a 30ª edição desse evento. Na oportunidade, pesquisadores, técnicos, especialistas e lideranças puderam trocar informações sobre produtos, serviços e novidades que devem chegar tanto à área de produção quanto ao comércio em geral nos próximos anos.

LEIA MAIS: A Gazeta esteve lá: na audiência do Pronaf, em 2014

Publicidade

Do mesmo modo, as equipes da Gazeta viajam ao Mato Grosso e a outros estados envolvidos com a produção, sendo que na atualidade Tocantins, na região Norte, firma-se como terceiro maior produtor nacional, depois de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O panorama do setor uma vez mais será apresentado no Anuário Brasileiro do Arroz 2020, que a Editora Gazeta lança até o final de junho.

LEIA MAIS:
A Gazeta esteve lá: na COP 7, em Nova Délhi, em 2016
A Gazeta esteve lá: na audiência da Anvisa, em Brasília
A Gazeta esteve lá: na Frutal Amazônia, em Belém (PA)

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.