Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PROJETO COMPROVA

Cloroquina no início da Covid-19 não descarta necessidade de UTI

Foto: Agência Brasil

Estudo estima 17 mil mortes por tratamento de Covid-19 com cloroquina

Uma mensagem postada no Twitter no dia 22 de junho pelo médico Allan Garcês induz ao erro ao fazer crer que o uso da hidroxicloroquina nos primeiros sintomas de Covid-19 impede que a doença siga para uma etapa mais severa. “Ainda não vi nenhum paciente que iniciou o tratamento com hidroxicloroquina no INÍCIO dos sintomas, ou seja, no INÍCIO da sua doença, que tenha evoluído para a fase crítica na UTI. FICA A DICA”, ele escreveu em seu perfil. A investigação foi feita pelos jornais Folha de S. Paulo, Jornal do Comercio e O Popular, e a verificação teve participação de Uol, Estadão, SBT, Rádio Band News FM e Gazeta do Sul, por meio do Projeto Comprova.

Estudos dos programas Solidariedade (da Organização Mundial de Saúde) e Recovery (do governo do Reino Unido) não conseguiram comprovar que a cloroquina e a hidroxicloroquina reduzam o risco de morte de pacientes com covid-19. A autoridade sanitária dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), suspendeu a autorização para uso emergencial dessas substâncias como tratamento do novo coronavírus no país.

LEIA MAIS: Projeto Comprova: vírus da Covid-19 existe desde 2003?

Publicidade

No Brasil, o Ministério da Saúde permitiu o uso da cloroquina em pacientes graves no dia 23 de março e orientou o uso em casos leves no dia 20 de maio. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) criticaram a liberação para uso da droga na fase inicial da doença.

Para o médico Edson Carvalho, professor da Uninove e infectologista do Hospital Unimed e do Hospital Estadual de Bauru (SP), referência no tratamento de covid-19, a “suspeita” de Garcês não tem fundamento. Carvalho, que foi procurado pelo Comprova por recomendar a hidroxicloroquina, diz que tratou “vários” pacientes com hidroxicloroquina desde o início dos sintomas e, mesmo assim, viu eles evoluírem para casos mais graves – alguns, inclusive, morreram.

LEIA MAIS: Projeto Comprova: prefeito de São Paulo proibiu a hidroxicloroquina?

>>> Leia a verificação completa em www.projetocomprova.com.br.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.