Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eu, Gourmet

A salada de radicchio mediterrânea

Foto: Emerson Hass

Nas feiras rurais e supermercados com hortifrutigranjeiros encontra-se o radicchio, verdura de origem italiana – muitos o chamam de chicória roxa. Ele encanta a começar pela coloração roxa avermelhada, com veios brancos e espessos. Com gosto amargo mas crocante ao ser mastigado, é repleto de benefícios para a saúde. Pode ser consumido em saladas e também cozido, grelhado, com peixes e carnes, risotos e massas diversas. Também conhecido como Cichorium intybus, é um ingrediente tradicional da dieta italiana, que enfatiza alimentos vegetais inteiros. E é ele que dá origem à salada de radicchio mediterrânea.

COM O QUE E COMO FAZER
Ingredientes (para 4 pessoas):
4 folhas firmes de radicchio
100 gramas de queijo cortado em cubos de cerca de 1 centímetro
16 tomatinhos cereja
Folhas de manjericão fresco
Ramos de ceboulette ou salsinha para decorar
Gotas de aceto balsâmico
Fio de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo: tempere a folha de radicchio. Dentro dela, monte a salada alocando cada ingrediente com muito cuidado e atenção. Depois disso, salpique sal e gotas de balsâmico e oliva, e sirva como entrada. Fica uma delícia!

Publicidade

Confira esta receita, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com

Fala, Baco
Ademir Brandelli é um dos mais festejados enólogos gaúchos e há vários anos comanda a Vinícola Don Laurindo, primando pela qualidade e perfeccionismo em seus vinhos. O Don Laurindo Reserva Assemblage 2018 é mais um representante desta bela safra do vinho brasileiro, composto pelo corte de 60% Merlot, 25% Tannat e 15% Cabernet Sauvignon. Possui cor rubi profundo que se expande pela taça. Inicialmente tímido ao nariz, o ideal é deixálo arejando por uns 30 minutos. Depois aromas que pronunciam frutas negras (ameixas e cerejas), hibiscos, leve alcaçuz, ervas, toque terroso e chocolate.

Em boca mostra-se seco, estruturado, com taninos redondos, fruta macerada e chocolate no final, amplo e com persistência, ótimo volume. É um vinho que repousa 12 meses em barricas de carvalho francês.

Publicidade

Com corpo robusto, acompanha bem carnes vermelhas na brasa (costela de cordeiro é uma delas), caças, massas de molho condimentado e queijos duros. Possui 12,5% de graduação alcoólica, e o ideal é ser degustado na temperatura de 18 graus.

Você encontra os vinhos Don Laurindo na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711 3665, tele-entrega pelo (51) 98416 6407 e site www.weinhaus.com.br .

E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Publicidade

Você sabia?
O radicchio tem ótimos benefícios para a saúde de um modo geral. Além de ter poucas calorias, o seu princípio amargo, lactucopicrina (intibina), tem um efeito sedativo e analgésico. Suas folhas são uma excelente fonte de antioxidantes de flavonoides fenólicos, como zeaxantina e luteína. Sua composição é rica em boas propriedades, das quais vale destacar a lactupicrina, conhecida por combater eficientemente o estresse. Também a zeaxantina, um pigmento natural das verduras, composto abundante em suas folhas que é excelente para a saúde dos olhos. Além disso é uma ótima fonte de vitaminas, especialmente a C e K, minerais e fibras.

LEIA MAIS: Eu, Gourmet: ovos estalados em creme de leite caramelizado

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.