Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Primeiro passo

Curso inaugura a Rota Centro-Serra de cicloturismo

O primeiro passo para a implantação de uma rota de cicloturismo na região – a Rota Centro-Serra – será dado no próximo dia 27, a partir das 13 horas, com um curso básico de mecânica de bicicletas. A atividade, que seguirá as orientações para eventos em tempos de pandemia, acontece no Sítio Pedagógico Paraíso, em Rio Pardinho (RSC-471, quilômetro 101).

O curso terá cinco horas de duração e será dividido em duas etapas (teoria e prática). Seu objetivo é instrumentalizar os ciclistas a pedalarem de forma autônoma por meio de noções básicas de mecânica e manutenção de suas bicicletas. A Rota Centro-Serra de cicloturismo será dividida em etapas.

A primeira, que se inaugura no dia 27, com o curso de mecânica de bicicletas, será a Etapa Rio Pardinho. Ela começa em Santa Cruz do Sul e segue até Sinimbu, com opções de caminhos por acostamento asfaltado e terra. Os cicloturistas que percorrerem o trajeto carimbarão passaportes em estabelecimentos parceiros da iniciativa distribuídos desde o Centro de Santa Cruz do Sul até Sinimbu.

Publicidade

Estes locais, em fase de cadastramento, estarão identificados com placas onde estará escrito a frase “Empresa Amiga da Bicicleta”. Segundo Luiz Faccin, organizador do evento e membro da diretoria da Associação Gaúcha de Cicloturismo, a opção por uma oficina como forma de inaugurar a primeira etapa a Rota Centro-Serra de cicloturismo não é casual. “Tão importante quanto pedalar é saber consertar a própria bicicleta, em caso de pane, garantindo, dessa forma, passeios mais tranquilos e autossuficientes”, explica.

O investimento é de R$ 70,00 e as inscrições podem ser feitas na Luiz Faccin Bicicletas (Avenida Euclides Kliemann, 544, Bairro Arroio Grande, em Santa Cruz do Sul). De brinde, cada inscrição recebe um exemplar do livro Operação Campos de Cima da Serra, do cicloturista Demétrio de Azeredo Soster. Informações pelo (51) 99658 1974.

No que diz respeito à segurança dos participantes em épocas de Covid-19, todos os protocolos do modelo de distanciamento controlado serão seguidos durante o curso.A promoção é da Associação Gaúcha de Cicloturismo e tem o apoio de Luiz Faccin Bicicletas, Audax Santa Cruz e Editora Catarse.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.