Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Memória

A Gazeta esteve lá: no YouTube Space, em São Paulo

Foto: Arquivo Pessoal

Participaram 15 profissionais de todo o Brasil

Um curso online sobre produção de vídeos jornalísticos para a internet oferecido pela Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin, com o apoio do Google, levou em agosto de 2016 duas repórteres da Gazeta Grupo de Comunicações para São Paulo. Na conclusão do curso, cada aluno teve a oportunidade de inscrever um trabalho jornalístico inovador em vídeo que concorria a uma bolsa-viagem, incluindo passagens de avião e ajuda de custo para hospedagem.

As duas jornalistas do Portal Gaz tiveram seus vídeos premiados e estiveram entre apenas 15 profissionais de todo o Brasil, escolhidos em meio a 6,2 mil participantes, para um seminário na sede do YouTube Space, na capital paulista. Os vídeos escolhidos para a premiação foram a cobertura da passagem da Tocha Olímpica em Santa Cruz do Sul, de Ana Cláudia Müller, com imagens de Bruno Pedry; e a matéria sobre o passeio ciclístico Tweed Ride, de Paola Severo. Juntas, elas embarcaram para a terra da garoa para a viagem custeada pela premiação.

LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: na Expoflora, em Holambra (SP)

Publicidade

Jornalistas do Portal Gaz viajaram a São Paulo

Repórteres independentes e de diversos meios de comunicação participaram de um dia inteiro de treinamentos e troca de experiências com o jornalismo audiovisual na sede do YouTube Space, ambiente voltado à gravação e profissionalização de conteúdo produzido por usuários da plataforma. No espaço, que fica junto ao Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, o encontro contou ainda com um tour pelos estúdios, salas de equipamento, produção e edição da empresa. No decorrer do evento, os vídeos foram assistidos e analisados pelo grupo, pela equipe do YouTube e do Google América Latina e pelo documentarista João Wainer, da Folha de S. Paulo, que ministrou o curso de quatro semanas.

Paola Severo vivenciou a experiência em 2016

Durante a tarde, os alunos participaram de workshop com o coordenador técnico do YouTube Space, Wallison Felicio, que explicou técnicas de captação de áudio, posicionamento de câmera e cenário. Em seguida, o consultor do YouTube Space, Clayton Galvão, deu dicas sobre como abrir um canal e explicou formas de manter uma relação positiva com a audiência, fazer bons títulos, reter o público e monetização do canal. A experiência de Paola e Ana Cláudia na viagem rendeu uma cobertura do treinamento na Gazeta do Sul e Portal Gaz, além do aprendizado de novas técnicas jornalísticas em vídeo que passaram a ser incorporadas à rotina da redação integrada e ao Gazeta Notícias, telejornal online que era produzido pela equipe no período.

Atividade propiciou treinamentos e bate-papo

LEIA TAMBÉM: A Gazeta esteve lá: no show da Madonna, em 1993

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.