Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ricardo Düren

O voo da máscara

O Luis Fernando Verissimo, cronista quase tão bom quanto eu, narra em um de seus textos curiosa história de um sujeito que perdeu a aliança ao trocar um pneu furado. Conta que a aliança escorregou-lhe pelo dedo coberto de óleo do macaco e caiu no chão. Ao tentar apanhá-la, deu um passo à frente e, desastrado, chutou-a. Projetada para longe, a aliança rebateu na roda de um carro que passava e, a seguir, voou na direção de um bueiro. E, diante dos olhos estarrecidos do pobre homem, o anel, símbolo sagrado de sua união com a esposa, foi tragado irremediavelmente para as entranhas do sistema pluvial da cidade.

Restou-lhe, então, grave problema: convencer a esposa da veracidade de um incidente tão inusitado. E concluiu: “Ela jamais acreditaria…” A solução? Ao chegar em casa, relatou à mulher ter perdido a aliança durante uma aventura extraconjugal. Houve briga, choro, crise. Mas, por fim, a esposa o perdoou. Afinal, ele havia “confessado a verdade”.

● ● ●

Publicidade

Claro que esse texto é de outros tempos. Talvez hoje possa soar machista ou patriarcalista, ao sugerir a imagem de uma esposa dócil e tola, que deixa-se enganar pelo marido e facilmente perdoa-o pela suposta traição. Mas a crônica mostra que, às vezes, acontecem-nos eventos surreais e difíceis de explicar.

Como no dia em que perdi minha máscara contra o coronavírus.

Ocorre que eu havia desenvolvido um sistema que, na ocasião, pareceu-me muito prático e biologicamente eficaz para transportar a máscara no carro: pendurá-la em uma alça do pendrive conectado ao rádio, suspensa a alguns centímetros do painel. Contudo, ao circular com as janelas bem abertas pela BR-471, ali na frente da Havan, um vento oeste que trazia consigo o frescor das águas do Lago Dourado invadiu-me o automóvel, em uma rajada tão forte, mas tão forte, que desprendeu a máscara, arremessando-a para fora em uma fração de segundos.

Publicidade

Pelo retrovisor, ainda pude ver a máscara planando a um metro e meio do asfalto, antes de ser colhida por uma Scania. Não havia o que fazer para salvá-la. E, pior: o que dizer em casa?

A melhor opção, óbvio, é sempre a verdade. Mas a Patrícia ainda me alfineta quando rodamos juntos pelo lugar do acidente:
– Estranho que nunca bate um vento quando passamos por aqui…

● ● ●

Publicidade

Por sorte, a máscara sacrificada foi a minha, não a da Ágatha. A caçula ficaria chocada se a sua máscara da Covid predileta, cor-de-rosa e adornada com unicórnios, fosse atropelada por uma Scania.

Aliás, a caçula tem dado exemplo quando o assunto é prevenção do novo coronavírus. Não atravessa os portões de casa sem antes colocar a máscara. E não se queixa do desconforto. Não só porque a máscara é fashion, mas porque Ágatha realmente se preocupa com a pandemia.
– Se todos usarmos, isso tudo acabará mais cedo – argumenta, com a sabedoria que é peculiar às crianças.

Sua preocupação é tanta que, se fôssemos ao Litoral, talvez Ágatha usasse a máscara até na praia, lugar onde o coronavírus não chegou. Ou talvez tenha até chegado, mas sem forças suficientes para resistir aos efeitos medicinais atribuídos à maresia. Pelo menos, é a teoria que me ocorreu depois de ver as imagens de tamanha aglomeração à beira-mar no último feriadão.

Publicidade

● ● ●

Mas também preciso fazer um meaculpa. Tempos atrás, farto de tanto ficar em casa durante os fins de semana, convenci a esposa e a prole a darmos um passeio. Decidimos ir a Rio Pardo, tomar um mate à beira do Jacuí, e optamos por fazê-lo no Balneário Santa Vitória, um ambiente que sempre me agradou. Imaginei que o lugar estaria deserto e seguro, não só em virtude da pandemia, mas também porque fica mais distante da zona urbana, lá do outro lado do rio. E por ter fama de mal-assombrado.

Sim, já ouvi várias histórias de assombrações no Santa Vitória. Conta-se que, ao cair da noite, guarnições de soldados castelhanos, que pereceram tentando invadir a Tranqueira Invicta no século 18, patrulham as trilhas na mata, carregando espadas e mosquetões. Sei de gente que tem até casa no balneário, mas que não pernoita lá de jeito nenhum, por medo dos soldados-fantasmas. Enfim, trata-se de um lugar perfeito para ficar em tempos de pandemia.

Publicidade

Ledo engano. O balneário estava apinhado de gente corajosa, sem medo algum de fantasmas e do coronavírus – ou que teve a mesma ideia que nós. Só fui encontrar uma vaga para o carro ao final de uma estradinha, no meio do mato, e enveredamos por uma trilha para chegar à beira do rio. Ali, enfim, encontramos um ponto isolado para relaxar, sorver algumas cuias e curtir a paisagem.

Mas, ao fim da tarde, tratamos de bater em retirada, expulsos por seres que surgiram da mata. Não, não eram os fantasmas. Eram os mosquitos.

LEIA TODAS AS COLUNAS DE RICARDO DÜREN

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.