Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COVID-19

Primeiro lote vai permitir vacinar 100% dos idosos em ILPIs no Estado

Foto: Rafaelly Machado

A Secretaria Estadual da Saúde publicou nesta quarta-feira, 20, uma nota técnica com orientações para a aplicação das primeiras vacinas contra a Covid-19 disponíveis no Rio Grande do Sul. De acordo com o documento, as 341,8 mil doses recebidas neste primeiro lote permitirão a imunização de 100% dos residentes de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) – popularmente conhecidas como asilos ou casas geriátricas – no Estado.

Também deve ser vacinados todos as pessoas com deficiência com mais de 18 anos de idade e que residem em abrigos e todos os indígenas vivendo em aldeias no Rio Grande do Sul.


LEIA MAIS: VÍDEO: começa a vacinação contra a Covid-19 em Santa Cruz

Publicidade

O outro grupo prioritário nesta primeira etapa do plano nacional de vacinação é o dos profissionais de Saúde que atuam diretamente no atendimento a pacientes com Covid-19. Para este segmento, o primeiro lote de vacinas deve permitir 34% de cobertura no Estado – pouco mais de um terço do total.

Diante do atendimento parcial dos profissionais da Saúde, a nota técnica da secretaria orienta a estabelecer prioridades dentro deste grupo. Devem ser vacinados primeiro trabalhadores que atuam em UTIs ou na rede de urgência e emergência, como em Unidades de Pronto Atendimento ou no Samu. Nos municípios onde não há serviços deste tipo, a orientação é que as doses sejam distribuídas aos servidores da atenção básica que têm contato direto com pacientes infectados ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus.

>>> Leia a íntegra da nota técnica da Secretaria Estadual da Saúde

Publicidade


A Secretaria Estadual da Saúde também divulgou nesta quarta-feira o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19. O documento contém toda a estrutura de armazenamento e distribuição das doses de vacina, assim como outros insumos como agulhas e seringas; a capacidade instalada do Programa Estadual de Imunizações e salas de vacinas em todo Estado; resumo das vacinas que estão em fase três de ensaios clínicos pelo mundo; entre outras informações a respeito da vacinação da população gaúcha contra a Covid-19. A pasta ressalta que o documento está em constante atualização.

>>> Acesse o plano estadual de vacinação contra a Covid-19

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.