Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Venceu, não convenceu

Grêmio aproveita falha e supera Coritiba por 1 a 0

O Grêmio até venceu, mas não convenceu na vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba, neste domingo, 8. O Coxa dominou a partida na maior parte do tempo, mas um erro acabou sendo fatal. O gol, anotado por Douglas aos 21 minutos do primeiro tempo, saiu após um recuo do zagueiro. Com o resultado, a equipe assume a liderança do Grupo B da Primeira Liga, que ainda tem Avaí e Inter. O próximo compromisso do Tricolor pelo certame é no dia 6 de março, quando acontece o Gre-Nal. 

O time de Roger chegou embalado para a partida. Além de ter anunciado dois reforços nos últimos dias, Henrique Almeida e Miller Bolaños, a equipe segue invicta nesta temporada. Venceu as duas partidas do Gauchão e empatou com o Avaí pela Primeira Liga. Diferente do que fez no jogo incial, quando mandou os reservas a campo, o técnico Roger Machado escalou a equipe principal, com Pedro Rocha na vaga de Giuliano, se recuperando de uma lesão na sola do pé, para aprimorar o entrosamento entre os jogadores. 

Pelo lado do Coritiba, houve apenas uma mudança. O treinador Gilson Kleina não contou com Kleber Gladiador, que sofreu uma contusão no joelho. Assim, não foi desta vez que ele jogou contra o ex-clube. Dudu acabou sendo a escolha do treinador para a vaga. 

Publicidade


Everton é o artilheiro do Grêmio na temporada
Fotos: Lucas Uebel

Primeiro tempo

O jogo começou bastante equilibrado e muito estudado. Tanto que a a primeira finalização da partida aconteceu somente aos 15 minutos, em uma jogada de contra-ataque do Coritiba. Juan foi acionado dentro da área e bateu colocado, mas a bola subiu muito e foi pela linha de fundo. Aos 19, mais um avanço do Coxa. Leandro, jogador que começou na base do Tricolor, recebeu na área, se livrou de Geromel e finalizou, mas Grohe pegou sem dificuldades. 

Publicidade

O Grêmio respondeu no minuto seguinte. Everton avançou em velocidade pela esquerda, inverteu a jogada e Walace pegou, acionando Douglas em seguida. O jogador levantou para Marcelo Oliveira, que mandou para fora. Em um erro da zaga do Coxa, após cobrança do tiro de meta, saiu o gol do Grêmio. O goleiro cobrou curto para Amaral, mas ele estava marcado por Luan e Douglas. O jogador tentou recuar, mas o camisa 10 se antecipou e mandou para o fundo da rede. 1 a 0 Grêmio! Se Wilson tivesse ficado mais dois minutos sem levar gol, teria entrado na lista dos dez goleiros com maior tempo sem tomar tentos da história do Coxa. 

Após o gol, o duelo ganhou em emoção, com chances para os dois lados. Aos 25 minutos, Douglas cobrou escanteio, Geromel subiu para cabecear, mas mandou para fora. Aos 33, Everton puxou um contra-ataque e desperdiçou uma bela chance de ampliar o marcador. O jogador disparou com a bola e ficou cara a cara com o goleiro. Ele tentou driblar Wilson, mas não conseguiu. A bola ainda ficou com ele, que cruzou na área, mas a zaga do Coxa afastou. 

O Coritiba voltou a dominar as ações na metade final da etapa. O Coxa finalizou aos 35 minutos, em cobrança de falta. João Paulo mandou direto, mas foi nos braços de Grohe. No minuto seguinte, Leandro invadiu a área pela esquerda e chutou forte, obrigando o goleiro gremista a mandar para escanteio. Aos 42, mais um avanço dos visitantes. Negueba finalizou na entrada da área, mas mandou longe, sem perigo. A melhor chance aconteceu aos 45 e só não resultou em gol graças a Pedro Geromel. A bola foi alçada na área do Tricolor, Grohe afastou de soco e, no rebote, Juan cabeceou. Gohe estava fora da jogada e nada poderia fazer. Geromel apareceu, subiu bem e afastou de cabeça. 

Publicidade


Geromel afastou o perigo de cabeça, em lance aos 45 minutos

Segundo tempo

Faltou luz no retorno dos vestiários e atrasou 36 minutos o recomeço da partida. Após o problema resolvido, o jogo voltou da mesma forma que terminou a primeira etapa: com o Coritiba no ataque. Já no primeiro minuto, Juninho cabeceou pra fora após levantamento de Carlinhos. 

Publicidade

O Grêmio chegou ao ataque aos cinco minutos, com Douglas. O autor do primeiro gol recebeu na entrada da área e finalizou de canhota. A bola quicou no chão e quase enganou Wilson, que foi obrigado a fazer bela defesa.O Tricolor teve mais uma chance aos 12. Luan lançou para Wallace Oliveira, que ingressou na área e bateu forte, mas a bola foi na rede pelo lado de fora. 

As duas equipes procuravam muito o gol, mas era a equipe visitante que dominava as ações do jogo. O Coxa teve chance aos 14 minutos, em chute do meio da rua de Carlinhos, e aos 16 com Negueba, que chutou forte, mas mandou para fora. O Grêmio respondeu aos 17. Luan arrancou pelo meio e acionou Douglas, livre, na direita. Ele dominou e chutou forte, mas Wilson espalmou para fora. O Tricolor insistiu, com Everton. Wallace Oliveira cruzou, o jovem se esticou, mas mandou forte demais. 

O Coxa continuava exigindo muito da defesa gremista. Aos 22 minutos teve uma boa chance para empatar. Negueba recebeu na área e mandou uma bomba. Grohe precisou se esticar e espalmou em dois tempos. Aos 27, Guilherme Parede mandou um chute da entarda da área que, pra sorte do Tricolor, explodiu na trave. O gol do Coritiba até aconteceu, mas foi anulado. Leandro recebeu dentro da área e mandou para as redes, mas o árbitro assinalou impedimento. 

Publicidade

Everton, o artilheiro do Grêmio, poderia ter aumentado a diferença no marcador aos 37. O jogador recebeu de Luan,na direita, e chutou forte. Wilson mandou para escanteio. O goleiro, mais uma vez, salvou o Coxa aos 39, em chute de Fernandinho defendido por ele. A equipe de Roger apostava nas jogadas em velocidade para anotar um tento e ficar em uma situação maos confortável na partida, mas não conseguiu. Assim, os minutos finais foram de pressão do Coritiba. Apesar do sufoco, os donos da casa conseguiram segurar a vitória magra na Arena e garantiram a liderança do Grupo B na Primeira Liga. 

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 CORITIBA

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 7 de fevereiro de 2016, domingo
Hora: 19h30 
Árbitro: Heber Roberto Lopes
Assistentes: Carlos Berckenbrock e Henrique Neu Ribeiro
Cartões amarelos: Pedro Geromel (Grêmio), Edinho (Grêmio), Juninho (Coritiba), Carlinhos (Coritiba)
Gols: Douglas, do Grêmio (21min/1ºT)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Kadu e Marcelo Oliveira; Walace (Moisés), Maicon (Edinho), Douglas, Pedro Rocha (Fernandinho) e Everton; Luan
Técnico: Roger Machado

CORITIBA: Wilson; Ceará, Walisson maia, Juninho e Carlinhos; Amaral, João Paulo, Juan e Dudu (Ruy); Negueba (Guilherme Parede) e Leandro.
Técnico: Gilson Kleina

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.