Gauchão 10/03/2019 18h00

Sarrafiore e Sóbis marcam e Inter derrota o Aimoré no Beira-Rio

Colorado segue na vice-liderança, quatro pontos atrás do líder Grêmio

Depois de perder momentaneamente a vice-liderança do Gauchão para o Caxias, o Inter fez o dever de casa e recuperou a posição, chegando à sexta vitória consecutiva na temporada, sendo a quinta no Estadual. Em um jogo movimentado na tarde deste domingo, 10, no Beira-Rio, o Colorado venceu o Aimoré por 2 a 0 e subiu para 19 pontos na tabela de classificação. Martín Sarrafiore, no primeiro tempo, e Rafael Sóbis, na etapa final, fizeram os gols do triunfo da equipe de Odair Hellmann, que está matematicamente classificado para o mata-mata.

No próximo domingo, 17, o Inter terá o clássico Gre-Nal pela frente, às 19 horas, na Arena do Grêmio, tentando reduzir a distância para o rival na tabela de classificação. Antes, o Colorado faz sua primeira aparição na Libertadores diante de sua torcida. O adversário é o Alianza Lima, às 21h30 de quarta-feira, 13. O Aimoré, por sua vez, visita o Caxias, às 17 horas de domingo. A equipe do Vale dos Sinos segue no G-8, ocupando a quinta colocação, com 12 pontos.

Apesar da equipe ter enfrentado mais dificuldades do que o esperado, a estreia na Libertadores com vitória sobre o Palestino deu maior tranquilidade ao Inter, que se deu ao luxo de poupar titulares para o duelo deste domingo, já que há outro compromisso pela competição continental no meio da semana. Mesmo assim, o time alternativo escalado por Odair Hellmann contou com nomes como D'Alessandro, Rafael Sóbis e Neilton, além do argentino Sarrafiore. Por outro lado, o Aimoré, embalado pela vitória eletrizante no clássico contra o Novo Hamburgo há duas semanas, levou força máxima ao Beira-Rio.


Primeiro tempo movimentado tem Sarrafiore desequilibrando e Daniel fazendo boas defesas

A escalação ofensiva no Beira-Rio mostrou que o Inter queria sair de campo com a vitória. Logo nos primeiros minutos, o time chegou no ataque com perigo. Aos três, D'Alessandro cobrou falta direto para o gol e quase surpreendeu Marcelo Pitol, que fez boa intervenção. No minuto seguinte, Sóbis arriscou de longe, sem sustos para o goleiro adversário.

A aposta do Aimoré para surpreender o Inter era nos contra-ataques e na bola parada. Mas o Colorado controlava bem a partida e quase abriu o placar aos 14 minutos, após boa trama de Sóbis e Bruno. O lateral cruzou, Neilton se antecipou e finalizou na trave. A insistência colorada deu resultado aos 25 minutos. Após confusão na área, Nonato chutou e Pitol defendeu. No rebote, D'Alessandro deu belo passe para Sarrafiore. O argentino, com calma, finalizou no canto direito e morreu no fundo do gol, sem chances para o goleiro adversário.

 

Foto: Ricardo Duarte/InternacionalSarrafiore celebra com seus companheiros o gol marcado no primeiro tempo
Sarrafiore celebra com seus companheiros o gol marcado no primeiro tempo

 

O gol sofrido não abateu o Aimoré, que cresceu na partida e foi em busca do empate. Aos 29, em falta direta batida por Gian, Daniel fez grande defesa. Dois minutos depois, o jovem arqueiro colorado fez nova intervenção, mandando para escanteio um chute perigoso de Wagner. E aos 40, Leandro Canhoto cobrou falta e obrigou o goleiro do Inter a fazer mais uma importante defesa, garantindo a vantagem colorada no primeiro tempo.


Chances desperdiçadas dos dois lados; Sóbis marca novamente

O segundo tempo começou bastante aberto no Beira-Rio, com o Aimoré tendo a primeira chance logo no primeiro minuto, após jogada pela direita de Wagner. Marco Antônio recebeu na pequena área e perdeu a chance. A resposta colorada veio três minutos depois, com roubada de bola de Sóbis. D'Alessandro recebeu e tentou encobrir Pitol, mas exagerou na força e mandou para fora. Aos sete, os visitantes quase empataram, com o lateral Henrique recebendo passe de Marco Antônio e chutando cruzado. Emerson Santos desviou para escanteio e por pouco não marcou contra.

O jogo era lá e cá. O Inter respondeu logo em seguida, em bela jogada trabalhada. Nonato recebeu de D'Ale e soltou a bomba, obrigando Pitol a fazer grande defesa. Aos 12, o capitão colorado cruzou para a área e Uendel subiu, cabeceando para fora. Dois minutos depois, foi a vez de Sóbis perder a chance, aparando cruzamento de Uendel pela linha de fundo. 

 

Foto: Ricardo Duarte/InternacionalD'Alessandro foi titular contra o Aimoré, depois de começar no banco de reservas o duelo de estreia na Libertadores
D'Alessandro foi titular contra o Aimoré, depois de começar no banco de reservas o duelo de estreia na Libertadores

 

Depois de pressionar em busca do segundo gol, o Inter diminuiu o ritmo, mas o Aimoré também aparentava sinais de cansaço, tanto que o técnico se obrigou a mexer na equipe. Ainda assim, os donos da casa seguiam sendo mais perigosos, principalmente pelos lados do campo. E, aos 35 minutos, praticamente liquidou a fatura com Rafael Sóbis, que recebeu belo passe de Wellington Silva. O veterano atacante, por cobertura, tirou de Pitol e marcou o segundo gol colorado na partida.

Nos minutos finais, o Inter administrou a vantagem e ainda teve chances para aumentar a vantagem, enquanto o Aimoré levou perigo em um belo chute de Gustavo Xuxa, que quase surpreendeu Daniel. Mas nada que ameaçasse o triunfo colorado.

 

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO GAÚCHO 2019 - 9ª RODADA
INTERNACIONAL 2x0 AIMORÉ

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: 10 de março de 2019, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Arbitragem: Anderson Farias, com Teilor Thomas da Silva e Maíra Mastella Moreira
Cartões: Roberto, Neilton (Internacional); Wagner, Henrique Ávila (Aimoré)
Gols: Sarrafiore - 25 min/1ºT; Rafael Sóbis - 35 min/2ºT

INTERNACIONAL
Daniel; Bruno, Roberto, Emerson Santos e Uendel; Rodrigo Lindoso, Nonato, D’Alessandro, Sarrafiore (Camilo) e Neilton (Wellington Silva); Rafael Sóbis (Tréllez)
Técnico: Odair Hellmann

AIMORÉ
Marcelo Pitol; Gian, Renato, Douglão e Henrique Ávila; Toto (Elias), Diguinho, Marco Antônio (Gustavo Xuxa), Leandro Canhoto (Rafael Borel) e Wagner; Vinícius
Técnico: Gelson Conte