Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futurismo & Inovação

Orientado para o futuro

Em tempos exponenciais, o aprendizado é infinito. Somos empurrados todos os dias para a próxima etapa do mundo. Fomos severamente treinados para preservar o que existe e nos manter em segurança. Nada disso nos ajuda muito agora.

O mundo anda para frente, sempre andou. Nos tornamos uma sociedade medrosa, colonizada, intimidados em relação a correr riscos. Precisamos fazer um esforço hercúleo para manter nossa lente voltada para o futuro. Alguns têm esse dom nato e estão sempre à frente do seu tempo. Posição não menos dolorosa que as demais. Outros encontraram calor e conforto nas zonas que aparentemente não têm risco. Talvez sejam a maioria.

Não arriscar agora pode ser o maior risco. Como lidar com este novo tom do mundo?

Publicidade

Não há respostas prontas, mas talvez o primeiro passo seja aceitar que ficar onde estamos não é mais uma opção. Depois podemos começar a dedicar mais tempo para criar coisas novas. Em terceiro lugar, nosso leme precisa se voltar para o futuro imediatamente. Ser orientado para o futuro é viver o presente de forma intensa, respeitar o passado compreendendo padrões e mirar o passo seguinte todos os dias. Não podemos mais perder de vista o que desejamos construir: um mundo melhor e mais digno para todas as pessoas.

O novo mercado exige pessoas digitais, empresas ágeis e conscientes, e modelo mental coletivo voltado para tempos vindouros. Negar é perda de tempo, resistir pode nos deixar distraídos, e se esconder na própria redoma é falta de inteligência. Precisamos rever tudo: nosso modo de viver, produzir, nossas crenças sociais e individuais, o formato de família e educação, os negócios e a liderança.

E isso não é ruim, faz parte do progresso da raça humana no mundo. Podemos reescrever nossa história e ressignificar nossas vidas. É tempo de passar o mundo a limpo. Teremos dores, perdas, mas os sinais do passado nos mostram que somos bons em nos reinventar. Precisamos nutrir a esperança por dias melhores e saber que estamos construindo algo de valor coletivo neste movimento de mudança.

Publicidade

Onde está o seu leme? Remaneje-o para o futuro, antes que você e seu negócio sejam um capítulo do passado.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.