Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futurismo e Inovação

Boa viagem a 2030!

A capacidade imaginativa é uma das grandes competências do novo século. Então, decidi criar uma narrativa sobre a possível vida em 2030. Você acorda de forma natural e com calma. A casa inteligente abre as janelas, coloca sua música preferida e, na cozinha, o café é preparado a seu gosto.

Um painel com paisagens tranquilas é exibido na parede enquanto você toma banho em um chuveiro que regula a água e garante que ela seja reaproveitada. Sua casa, com energia renovável, é extremamente agradável e funcional.

Você não se preocupa mais com horário, com trânsito, com reuniões estressantes, porque a maioria das pessoas trabalha de casa ou de onde estiver, já que as reuniões passaram a ser virtuais. Você só visita a empresa para a qual trabalha para rever colegas e discutir temas que precisam de interação humana. Ir ao trabalho passou a ser uma pequena parte agradável do seu dia.

Publicidade

A bipolaridade na política não existe mais, a renda mínima básica já é uma realidade. As pessoas usam dispositivos de monitoramento de saúde e roupas com sensores. A maioria dos produtos consumidos será produzida em impressoras 3D, já existem carros autônomos, o atendimento na saúde é feito pelo chip implantado em baixo de sua pele de forma preventiva. Não temos mais telas e IPhones, pois usamos lentes com sistemas inteligentes que nos fornecem informações atualizadas sempre que acionamos o dispositivo. A engenharia genética já imprime órgãos e tecidos humanos, e a cura de todas as doenças já está à disposição em camas chamadas MedBeds, gratuitas em centros especiais em todas as cidades do mundo. Escolhemos quando e onde trabalhar, e temos tempo livre para viajar, viver e estar com quem amamos.

Muitos postos de trabalho desapareceram, e várias pessoas já têm mais do que um trabalho ao mesmo tempo. Estudam constantemente, fazem pequenas graduações sempre que necessário e trabalham em grupos ou em pares. Sustento não é mais um assunto relevante, visto que a maioria já conquistou sua estabilidade financeira. Os ricos não existem mais, e a classe média é a grande população do mundo. Os idosos vivem em lares agradáveis, monitorados por robôs e enfermeiros. As crianças e os animais carentes convivem juntos em centros de acolhimento muito bem equipados, onde uns cuidam dos outros e contam com profissionais amorosos para prepará-los para a vida adulta. Não há mais moradores de rua.

Professores, pais e líderes empresariais se reúnem mensalmente para debater o futuro do país e tomar decisões que impactam futuras gerações, e o governo patrocina esses encontros. Assim, a partir de um possível retrato de 2030, pergunto a você: o que o seu 2020 tem a ver com essa história? Tome decisões e engaje-se com nosso futuro! Feliz 2020!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.