Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ideias e bate-papo

Suicídio

O suicídio é um assunto tabu. Ninguém comenta abertamente. Acontece a toda hora, enluta milhões de famílias, mas o silêncio que cerca esse tema é inamovível. 10 de setembro marcou o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, o que provocou a surpresa de muita gente.

Ao contrário de outras datas que chamam a atenção sobre doenças que matam milhões – câncer de próstata, tabagismo, câncer de mama, diabetes, etc. –, o 10 de setembro só agora ganhou destaque. O Rio Grande do Sul deveria olhar de maneira mais atenta para a chamada “doença silenciosa”. Eis alguns motivos.

O Rio Grande do Sul lidera as estatísticas brasileiras, com 10,4 casos para cada 100 mil habitantes, o dobro da média nacional. 21.513 pessoas morreram nos últimos 19 anos e três gaúchos morrem vítimas de suicídio por dia

Publicidade

Em termos nacionais, a estatística também é dramática: são 32 mortes por suicídios todos os dias. Segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser evitados. O primeiro passo para isso é provocar o diálogo, atitude com alto potencial para evitar o ato extremo.

Parece tarefa fácil, mas basta colocar-se no lugar de um familiar para descobrir como é difícil falar sobre o assunto. A dor pela perda pode ser tão dilacerante que impede qualquer tipo de manifestação verbal. E a troca de experiências poderia servir de prevenção contra futuros suicídios.

O ato extremo contra a própria vida é revestido de preconceito há décadas. Quando estudante de Jornalismo, aprendi que “suicídio não se noticia porque serve de estímulo para outros potenciais suicidas”. Por isso é tão incomum encontrar informações na mídia. Essa postura se mantém, apesar de servir de uma arma para reduzir as estatísticas.

Publicidade

Lembro de várias lendas (ou não) sobre suicídio que ouvi na infância. Recordo minha vó dizendo que os casos, dentro de uma mesma família, eram cíclicos:

– Se o pai se suicidou, o filho talvez não o faça, mas o neto ou bisneto vai repetir o gesto – dizia.

Lembro, ainda, de suicídio em casos de constrangimento e humilhação diante da comunidade, como as antigas sessões de programas de rádio do interior. “Pessoas chamadas ao Banco do Brasil com urgência para tratar de assuntos pendentes.” Era a senha em períodos pós-frustração de safras que motivavam atraso no pagamento das dívidas de pequenos agricultores.

Publicidade

A solidão, a depressão, o egoísmo exacerbado, a cultura da ostentação. Tantos motivos deveriam servir de alerta, mas só agora se vê uma mobilização para salvar milhares de vidas que se esvaem por desespero.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.