Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ideias e bate-papo

A responsabilidade de cada um

O esfacelamento do governo Temer, comprovado através de recente pesquisa de opinião, se agrava e penaliza os brasileiros extorquidos por impostos abusivos sem contrapartida de serviços. O episódio da elaboração da tabela de fretes é o mais recente capítulo da trajetória errática de um presidente da república que usou todo tipo de estratagema para chegar ao poder.

A hesitação, somada à corrupção que permeia os gabinetes palacianos, fez de Brasília foco de notícias que lembram um barco à deriva. A governabilidade, que justifica todo tipo de barganha, promoveu personagens altamente suspeitos a ocupantes de cargos de relevância. Carência moral somada à incúria administrativa resultou na sucessão de crises que comprometeu a vida nacional, com a recente greve dos caminhoneiros.

O mandatário maior do Brasil é alvo da ojeriza nacional. Não é preciso recorrer a pesquisas de opinião para notar que não existe sintonia entre os decretos editados e a realidade.

Publicidade

O mais incrível é constatar que Temer parece ter brotado em um canto de Brasília. Afinal, parece que ninguém sufragou seu nome. Trata-se de um esquecimento conveniente daqueles que o escolheram candidato a vice-presidente e hoje fogem dessa premissa.

A responsabilidade pelo caos também é nossa. Não dispensamos o devido valor ao voto, arma democrática conquistada a duras penas. Um grande contingente de brasileiros vai às urnas blasfemando, esquecendo que a ditadura amordaçou, matou, torturou e censurou. E que foi através da política – e do voto – que reconquistamos a democracia.

Em outubro teremos nova oportunidade para renovar ou revogar a procuração concedida há quatro anos. O Estado e o País atravessam crises intermináveis, resultado de incompetência, omissão e de falta de agilidade. Diante da urna eletrônica é preciso fazer um exame. De consciência e sobre quem vai nos representar.

Publicidade

Os cargos majoritários têm candidatos a vice e suplentes. Sem a devida atenção, corremos o risco de repetir o festival de equívocos que alterna processos de impeachment com impedimentos motivados pela inaptidão e incúria. Reclamar, protestar e denunciar são comportamentos que devem ser precedidos pelo voto consciente, responsável.

Estamos diante de uma nova oportunidade para construir uma sociedade justa, ética e sintonizada com a modernidade. Esse processo se inicia com o voto cônscio de cada brasileiro.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.