Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ideias e bate-papo

Pais e professores

A frequência de notícias trágicas causa a anestesia geral. Somente casos mais gravíssimos provocam comoção e revolta, logo esquecidas por uma nova tragédia. Perdemos a capacidade de indignação, mergulhamos em um conformismo perigoso que leva à depressão.

Nos últimos dias de pós-fúria eleitoral que assolou o País, a agressão a duas professoras em Porto Alegre causou em mim um sentimento de difícil definição. Pertenço à geração onde pais e professores eram autoridades máximas, referências, exemplos. Lembro a meus filhos que a ordem era obedecer sem contestar, cumprir sem reclamar.

Hoje, é claro, a prática educacional mudou. Há espaço para o diálogo, críticas, sugestões e troca de ideias. Tudo, porém, com base na hierarquia, onde o professor concentra a função de coordenar as atividades dentro da sala de aula, adverte, orienta.

Publicidade

O desrespeito nas escolas reflete o barco sem rumo em que se transformaram inúmeras famílias. Pais descomprometidos são transformados em escravos dos filhos que não têm amor e limites, fazendo o que querem. Os valores se subvertem, o caos prevalece, não há organização para enfrentar as inevitáveis crises.

Discordar de pais, professores e de chefes é aceitável, desde que haja respeito mínimo às normas de convivência. A atividade do magistério vem sendo desacreditada ao longo do tempo. Envolve péssima remuneração dos profissionais, precárias condições de trabalho (salas, equipamentos, estrutura) e se agrava com a falta de perspectivas de crescimento na profissão.

Dentro de casa é preciso – todos os dias! – enfatizar a importância do professor, enaltecer sua importância na formação das pessoas e fortalecer o respeito. O que vemos em todos os âmbitos – e não apenas em escolas de periferia – é a total subversão de valores, da hierarquia e das prioridades.

Publicidade

As consequências da violência contra os mestres podem se fazer notar em diversos ambientes de convivência em que o desrespeito prevalece. Dirigir-se com educação e observar a posição de mando do interlocutor é fundamental para manter as relações sociais dentro de um padrão aceitável.

A agressão a professores é a prova concreta da falência social, a comprovação de que o futuro é tenebroso. Afinal, aqueles que nos ensinam são ignorados, desrespeitados e agredidos. É difícil prever onde vamos parar.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.