Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Direto da redação

Colírio para o ar

Vai dizer que tu não curtiu o friozinho que fez no começo da semana passada? 

Tirando o fato de ter que sair cedo debaixo daquela montanha de edredons e cobertores; a água congelada aquela, na cara, para acordar; e uma passada rápida pelo “trono” para as necessidades básicas, tá tudo muito bom, certo?  

Sei, as mulheres sofrem mais, né, pois que neste quesito tudo fazem sentadas, e a gente mede o grau de bravura de uma garota pelos decibeis que ela produz quando senta. Não é fácil!

Publicidade

Pensei até em patentear uma patente térmica, mas aí me disseram que o treco já existia, na China. Fui pesquisar e só encontrei “assento sanitário almofadado e assento sanitário decorado”. O almofadado é legal, mas o decorado é bizarro, com borboletinhas e galhinhos de arruda (???).

Talvez eu ainda fique rico com isto: Assento Sanitário Térmico Ulrich (Astul), que você liga na tomada e, em segundos, como uma torradeira elétrica, fica quentinho e… Ah, que beleza! 

Penso em bolar um dispositivo para que você regule a temperatura desejada. E providenciar uns choquezinhos, de leve, para quem sofre de prisão de ventre. Dá para ter uns anexos tipo para esquentar a água do chimarrão e a do café, com um apelo comercial lembrando que assim você vai poupar energia. E coisa e tal.

Publicidade

Mas enquanto o Astul não chega ao mercado, você pode improvisar comprando um daqueles assentos ôcos. Faça um furo na parte de cima, numa das extremidades oval, e despeje por ali um balde de água quente… No verão você pode estocar cerveja. 

Contam os mais antigos que, antigamente, no inverno, era costume esquentar uns tijolos para… Bah, chega! Este papo tá beirando ao escatalógico.

O inverno tem esta propriedade de me deixar assim, mais criativo – embora escrever uma coluna sobre o tempo é típico de quem não anda lá muito criativo… 

Publicidade

Saca quando você entra no táxi e o papinho aranha inicial, aquele, é sobre o tempo: 

– Baita friaca, né chefe?

–É.

Publicidade

– Mas é bom porque pelo menos assim não chove.

– É.

Você sai do carro e desaba o maior toró.

Publicidade

Mas eu funciono melhor no inverno. Uma temporada de serviços forçados no Alasca seria barbada. Coloca esta cambada de político corrupto em uma 2×2 de Charqueadas no verão para ver se o cara não se regenera, na hora. 

Ontem eu já tava maldizendo este maldito calor fora de época…

Eu sou do frio, eu gosto do frio, daquele frio seco. O frio me traz uma sensação de ar puro e limpo, como se Deus passasse uma flanela na paisagem e tudo ganha mais cor, vibração, pulsa em seus detalhes. 

O frio é uma espécie de colírio que Deus pinga no ar.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.