Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Homicídio

Polícia tem suspeitos de execução brutal no interior

A polícia trabalha com os nomes de suspeitos de uma execução ocorrida no último fim de semana, na divisa entre Vera Cruz e Candelária. Rafael Helfer, de 30 anos, foi assassinado de forma brutal em Coxilha Mandelli, no interior. Com mãos e pés presos com fitas adesivas, ele foi morto com diversos disparos, inclusive de fuzil. A vítima teria sido atraída para uma emboscada durante a noite de sábado. 

Segundo o delegado Paulo César Schirrmann, titular da Delegacia de Polícia de Vera Cruz, chegou a ser cogitado, logo após o crime, que Helfer pudesse ter sido executado por engano, já que não tinha antecedentes criminais. No entanto, essa hipótese já foi descartada pela apuração da Polícia Civil. 

A forma como ele foi assassinado não deixa dúvidas à polícia de que se tratou de uma execução. “Ele estava em casa, com amigos, recebeu uma ligação de uma pessoa conhecida, que foi quem o atraiu até o local. Depois ele foi executado com a participação de mais pessoas.” Um carro, que teria sido usado no crime, foi encontrado incendiado no interior do município. 

Publicidade

Preocupa a polícia a possibilidade de que outras pessoas também possam ser alvos do mesmo tipo de assassinato. “Temos essa preocupação de que podem acontecer outros homicídios, mais ou menos nos mesmos moldes.” Schirrmann revelou que os suspeitos identificados até o momento são, em sua maioria, de Santa Cruz do Sul. A polícia tenta agora reunir provas que vinculem os possíveis autores ao crime. 

Nesta terça-feira a polícia ouviu familiares da vítima. No entanto, a violência que envolveu a execução, segundo o delegado, dificulta o trabalho da investigação. “As pessoas sabem que esse não é um homicídio comum, cometido de forma eventual, por um desacerto, uma briga ou mesmo ciúme. Esse é daqueles encomendados, em que há uma execução, um planejamento, por um grupo perigoso, com arma de grosso calibre. Isso causa uma dificuldade grande para nós. Ninguém quer prestar informações, dizer o que sabe.”

Publicidade

SAIBA MAIS

A motivação
Segundo o delegado, o motivo do crime ainda está sendo apurado. Sem fornecer mais detalhes, por enquanto, Schirrmann disse que uma das motivações investigadas aponta que o rapaz teria se envolvido em uma atividade, que teria prejudicado um grupo, que ordenou a execução. “Isso teria atrapalhado os negócios de terceiras pessoas. Seria uma espécie de um recado. Uma advertência.” Outras pessoas, também envolvidas nessa atividade, estariam na mira do mesmo grupo. 

O crime
O cadáver de Rafael Helfer foi encontrado na manhã de domingo, por moradores, no interior do município. A vítima estava caída às margens de uma estrada de chão, com disparos em diversas partes do corpo. Morador de Vera Cruz, ele havia desaparecido na noite anterior.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.