Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz

Mês já tem mais mortes do que dezembro de 2016

Dezembro começou com duas mortes violentas em Santa Cruz do Sul. Os dois casos foram registrados nesse domingo. Durante a tarde, o corpo de Eduardo Gabriel dos Santos, de 15 anos, foi encontrado carbonizado nas proximidades do Parque de Eventos. Mais tarde, às 23h15, o pai de Claudiomiro Gass Schelemmer, 30 anos, chegou em casa, no Bairro Santo Antônio, e deparou com o filho já sem vida, com marcas de pelo menos dois tiros. Apesar de ser apenas o início do mês, o número de homicídios já é superior ao de todo o dezembro de 2016, quando uma morte foi registrada.

Eduardo Gabriel foi encontrado no Corredor Morsch, a cerca de 1,5 quilômetro do Parque de Eventos, no começo da tarde de domingo. O cadáver estava parcialmente carbonizado, assim como a grama ao redor, que aparentava ter sido queimada. Segundo a delegada Lisandra de Castro de Carvalho, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o andamento da investigação será mantido em sigilo por envolver um adolescente. Ela pede, no entanto, que quem tiver informações sobre a morte do rapaz entre em contato com a Polícia Civil através do número 197.

Claudiomiro foi encontrado morto na casa onde ele residia, na Rua Professor João Marcos Goettems, Bairro Santo Antônio. O corpo estava no segundo andar da residência, com marcas de pelo menos dois disparos na cabeça. Conforme o delegado Alessander Zucuni Garcia, titular da 2ª Delegacia de Polícia, ainda não é possível precisar que arma foi utilizada na execução. “Quem vai confirmar o calibre e o número de disparos que atingiram a vítima é a perícia”, ressalta. 

Publicidade

A casa onde a vítima morava é a mesma na qual a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) realizou a maior apreensão de drogas deste ano no município. No dia 6 de setembro, a Polícia Civil encontrou no endereço 54 quilos de maconha, um fuzil 308, de uso restrito, e munições de diferentes calibres. Apesar disso, o delegado considera “prematuro” fazer uma ligação entre os fatos. “Com certeza, uma das linhas de investigação vai nesse sentido. Mas não dá para dizer de início que efetivamente se trata disso, porque havia outras questões envolvendo a vítima.” Claudiomiro vinha sendo ameaçado por outras razões e já havia registrado boletins de ocorrência.

Assassinatos têm redução de 31,81% 

Apesar de dezembro ter começado com dois homicídios, levando-se em conta os números de 2017 até aqui, o saldo é positivo. Em comparação com o ano passado, Santa Cruz registrou uma redução de 31,81% nas mortes violentas. Durante todo o ano de 2016 foram 44 casos – 41 homicídios e três latrocínios (roubos seguidos de morte). Este ano, são 30 casos até agora, com dois latrocínios. 

Publicidade

Comparando-se mês a mês, em apenas quatro meses 2017 apresentou números superiores a 2016. Em maio aconteceram um homicídio e um latrocínio, enquanto em 2016 houve apenas um homicídio. O mesmo número foi registrado em junho do ano passado, inferior aos três casos ocorridos neste ano. Em novembro, 2017 também apresentou números superiores: três mortes contra apenas uma no ano passado. E neste mês, que chega ao quinto dia, já são duas mortes violentas, contra somente uma em todo o dezembro de 2016.  

O mês mais violento de 2017 foi janeiro, quando aconteceram cinco homicídios. Já em 2016, agosto teve números assustadores: foram oito homicídios e um latrocínio.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.