Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Operação Verão

Apenas dois pontos terão guarda-vidas diariamente

Quem gosta de aproveitar o verão nos balneários da região precisa estar atento. O alerta serve especialmente para quem for aos locais nos dias de semana. A falta de efetivo fez com que o Corpo de Bombeiros adotasse mudanças neste ano. Em Rio Pardo, somente a Praia dos Ingazeiros terá guarda-vidas diariamente, assim como a Praia Nova, em Cachoeira do Sul. Outros pontos muito visitados por quem fica na região na estação mais quente do ano, o Porto Ferreira e o Santa Vitória, em Rio Pardo, e o Balneário Monte Alegre, em Vale Verde, terão profissionais especializados em salvamento somente nos fins de semana e nos feriados. 

“Falta efetivo para cumprir essa parte da Operação Verão e mais a parte operacional rotineira”, explicou o comandante da 1ª Companhia do Corpo de Bombeiros, capitão Joel Dittberner. A decisão preocupa os frequentadores dos balneários. O presidente da Associação dos Moradores do Porto Ferreira, Carlos Almeida, o Magrão, afirmou que já procurou o Corpo de Bombeiros para tentar reverter a decisão e confirmou que a falta de efetivo foi a justificativa dada. “A gente se preocupa com a segurança de quem vem ao balneário. Ainda mais este ano, que deve ter um verão bom, com o rio baixo. Com certeza vai acabar sendo prejudicial”, afirmou Magrão.

Para tentar resolver o problema, o Corpo de Bombeiros do Estado abriu concurso para guarda-vidas temporários, cujas inscrições terminam hoje. Foram abertas 600 vagas para civis atuarem até março no salvamento de veranistas, com salários de cerca de R$ 4 mil. Segundo o edital, destes 600, 14 profissionais irão atuar nos balneários do Vale do Rio Pardo. “Eles também passarão por treinamento para estarem capacitados para realizar o trabalho”, disse Dittberner. 

Publicidade

Enquanto os guarda-vidas civis ainda estão em processo de inscrição, os que fazem parte do Corpo de Bombeiros já terminaram a capacitação. Durante 20 dias, os profissionais da região estiveram em Cachoeira do Sul, onde aconteceu o treinamento. A data de início da Operação Verão ainda não está definida, podendo ser no dia 16 ou 23 de dezembro.

CONCURSO

Esta terça-feira é o último dia para se inscrever no concurso de guarda-vidas civis.  Para concorrer, é preciso ter entre 18 e 45 anos, ensino fundamental completo e estar em dia com as obrigações eleitorais e com a situação militar regularizada.

Publicidade

Para se inscrever, é preciso entrar no site da www.brigadamilitar.rs.gov.br e preencher a ficha. Durante a seleção serão avaliadas a saúde e a aptidão física dos candidatos. Quem foi aprovado no processo, passará por uma capacitação.

Operação Golfinho muda de nome no Estado

Outras mudanças chamam atenção este ano. A conhecida Operação Golfinho deixa de existir. A partir desta temporada, a primeira desde a separação entre Bombeiros e Brigada Militar, o nome será Operação Verão. 
Os profissionais também deixam de ser chamados de salva-vidas e passam a ser identificados como guarda-vidas. Trata-se de uma orientação da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático que já havia sido adotada em outros estados, como Santa Catarina. A entidade entende que o termo é mais amplo e engloba também as atividades preventivas, como de orientação, que igualmente fazem parte das funções do profissional.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.