Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Cuidado

Procon alerta para golpe da lista telefônica em Santa Cruz

Um golpe aplicado em todo o País também tem sido registrado em Santa Cruz do Sul nos últimos meses. Segundo o coordenador do Procon no município, Marcelo Estula, pelo menos duas pessoas já teriam sido vítimas de estelionatários nos últimos seis meses.

Na ação, conhecida como golpe da lista telefônica, uma pessoa entra em contato com empresas oferecendo um espaço no guia, sem custos. Para isso, as vítimas precisam atualizar os dados e assinar um contrato, enviado por e-mail. “Geralmente, nesse documento consta que será feita a cobrança, mas muitas pessoas não leem”, explica Estula.

O coordenador do Procon alerta para que as vítimas tenham mais cuidado ao assinar documentos. “Quando assinam, se comprometem a pagar”, diz Estula. De acordo com ele, os valores cobrados e a forma de aplicar o golpe podem variar.

Publicidade

Funcionário da empresa da ex-mulher, Paulo Silveira conta que também foi procurado pelos golpistas recentemente. No caso dele, uma pessoa teria ligado se identificando como funcionário de uma empresa de telefonia e solicitando a atualização dos dados para colocar nas páginas amarelas da lista telefônica.

A informação inicial era de que o serviço seria gratuito. No entanto, logo depois, o suposto funcionário de uma empresa de cobrança ligou avisando que a conta era de R$ 4,7 mil. “Quando ameaça registrar no Procon, a empresa diz que pode cancelar desde pague 40% do valor.” Segundo o empresário, ele não chegou a efetuar o pagamento e registrou o caso no Procon e na Delegacia de Polícia Civil. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.