Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Alerta

Bombeiros dão dicas para evitar acidentes com lareiras ecológicas

A explosão de uma lareira ecológica deixou uma mulher gravemente ferida no último fim de semana e acendeu o alerta quanto ao uso de aquecedores à base de álcool. Confira algumas dicas para evitar acidentes, preparadas pela soldado Morgana, do 6° Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul:

  1. Quando ativada, a lareira produz dióxido de carbono. Por isso é necessário que seja sempre deixado um ponto para circulação de ar;
  2. Nunca deixe uma lareira acesa sem a presença de pessoas;
  3. Não encoste na lareira e no queimador enquanto ele estiver aceso e jamais reabasteça com o combustível se o fogo ainda estiver aceso ou sem que, depois da extinção do fogo, tenha passado ao menos 20 minutos, para resfriamento da lareira;
  4. Não deixe materiais inflamáveis a menos de um metro de distância da chama;
  5. Cortinas e tecidos precisam ser mantidos a distância de pelo menos dois metros da chama
  6. Prateleiras e outros móveis devem ficar ao menos a um metro do queimador
  7. Não fume enquanto estiver manuseando o combustível para reabastecimento
  8. Evite grandes correntes de ar no local onde está sendo utilizado a lareira, pois elas podem causar a movimentação repentina da chama ou avivamento repentino podendo ser espalhado para outras superfícies combustíveis

 

Equipamento é considerado seguro
Os cuidados com equipamentos como a lareira que explodiu no último sábado devem começar ainda no momento da compra, segundo o chefe da seção de segurança e subcomandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul, Joel Dittberner. “O equipamento deve ser certificado pelo Inmetro, pois são vários itens que devem ser observados na composição, como parede dupla de aço inox e cerâmica no interior”, explica.

Publicidade

Já na hora de utilizar o dispositivo é preciso cuidar o tipo de álcool utilizado, que deve ser o biofluído, específico para lareira, e não álcool comum encontrado em supermercados. “Esse tipo de fluído queima o oxigênio de maneira muito inexpressiva e não deixa resíduos”, comenta.

Assim como no uso das lareiras ecológicas, no caso das tradicionais, de aquecedores e fogões a lenha, o subcomandante explica que é preciso deixar uma fresta do cômodo aberto para renovar o oxigênio do ambiente, além de cuidar com os objetos próximos. “Se tomarmos os devidos cuidados esse tipo de equipamento pode ser seguro, da mesma maneira que as lareiras tradicionais a lenha. Ainda assim, é preciso considerar que quando usamos algo que gera calor através da queima de algum produto sempre há o risco”, frisou.

LEIA MAIS: Vítima de acidente com lareira segue em estado gravíssimo

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.