Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Segurança alimentar

Força-tarefa fiscaliza supermercado em Santa Cruz

Foto: Aline Silva

Operação é realizada na manhã desta terça-feira

No segundo dia de operação, a Força-tarefa de Segurança Alimentar em Santa Cruz do Sul fiscalizou na manhã desta terça-feira, 3, outro estabelecimento comercial para verificar os alimentos que são vendidos para a população. Nesta terça, a equipe atuou no Comercial Zaffari, na Avenida do Imigrante e apreendeu cerca de 200 quilos de alimentos.

A iniciativa teve a participação da Secretaria Estadual da Agricultura, da Vigilância Sanitária Estadual, da Vigilância Sanitária Municipal, do Procon e das secretarias da Agricultura de Santa Cruz e do Estado.

A intenção é evitar irregularidades sanitárias, além de verificar a qualidade dos produtos e se eles são comercializados de maneira correta. A análise inclui itens de origem animal e pães, assim como o prazo de validade, o acondicionamento, as câmaras frias com temperatura correta, as condições de higiene e a procedência das carnes.

Publicidade

Conforme a coordenadora da Vigilância Sanitária, Lizete Plotski, cada órgão que participa da iniciativa tem um papel a cumprir, em várias etapas de inspeção. “É uma segurança que a gente dá para a população de Santa Cruz”, comentou, em entrevista à Rádio Gazeta. Segundo Lizete, a expectativa é de que outros estabelecimentos já iniciem as adequações a partir das primeiras atividades.

Nesta manhã, foi apreendida uma grande quantidade de alimentos, como sanduíches, queijos, iogurtes e outros. “Os produtos apreendidos estão impróprios para consumo, seja pela validade ou por estar fora da temperatura adequada”, explicou Lizete.

Dentre os órgãos que participam da fiscalização, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), atua para garantir que não haja violação dos direitos dos consumidores, como ressalta o coordenador, Marcelo Estula. “O Procon, como parte desta força-tarefa, age para verificar se há alguma violação dos diretos dos consumidores neste estabelecimento, fazendo alguns apontamentos e orientando”, disse, também à Rádio Gazeta.

Publicidade

Já o promotor Érico Fernando Barin, da Promotoria de Defesa Comunitária, salienta que a comunidade pode ajudar na força tarefa com ações simples. “É importante que a pessoa confronte se o que está colocado no rótulo do produto está de acordo com o que aponta o freezer. Por exemplo, hoje apreendemos alimentos que precisavam estar em uma temperatura inferior a – 12 graus e estavam em – 1 e até em temperatura positiva. Até temos uma tolerância para quando varia pouco, e passamos uma orientação para que não se repita”, disse.

Outro fator é conferir o prazo de validade exposto no rótulo. “Se está vencido, o próprio consumidor deve exigir que o produto seja retirado, na hora, da prateleira”, ressaltou. Ele lembra também que é importante comprar alimentos que tenham uma identificação de origem, um controle de como foram feitos.”

A reportagem do Portal Gaz entrou em contato com o Comercial Zaffari, mas ainda não obteve retorno.

Nesta segunda-feira, foram apreendidos alimentos impróprios para consumo na Casa Colonial Tiradentes, na Rua Tiradentes, no Centro de Santa Cruz.

Publicidade

LEIA MAIS: Estabelecimento comercial é alvo de operação em Santa Cruz

Segunda ação da semana

A ação desta terça-feira é a segunda da semana. A primeira atividade da Força-Tarefa Municipal de Segurança Alimentar, que ocorreu nessa segunda-feira, resultou na apreensão de 660 quilos de alimentos impróprios para o consumo em um único estabelecimento. A vistoria ocorreu na Casa Colonial Tiradentes, na Rua Tiradentes, no Centro de Santa Cruz.

Publicidade

De acordo com o promotor de Defesa Comunitária Érico Barin, no local foram recolhidos alimentos com falta de identificação de procedência, como manteigas, queijos e embutidos; alimentos que estavam mal acondicionados ou necessitavam refrigeração específica e casos de reaproveitamento de embalagens também foram verificados.

Os produtos apreendidos foram descartados. Segundo o promotor, a vigilância sanitária pediu ajustes imediatos ao estabelecimento da Rua Tiradentes, que devem ser feitos até esta quarta-feira. O Ministério Público vai gerar um inquérito civil sobre o caso e a administração do local será convidada a assinar um termo de ajustamento de conduta para se comprometer com as adequações, além de ter que pagar multa.

As fiscalizações devem ser rotineiras a partir de agora, com ênfase em locais apontados pelas investigações e por reclamações de consumidores. Procurados pela reportagem da Rádio Gazeta, os proprietários do estabelecimento alvo da operação da manhã dessa segunda não quiseram se manifestar.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.