Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Divulgação

Ministro quer convencer empresas a investir em óleo e gás no Brasil

Diante de um cenário de incertezas na cadeia produtiva de petróleo e gás no Brasil, reforçado pela queda nas cotações internacionais do produto, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, resolveu aproveitar sua participação em um evento no Estados Unidos, para “vender”, a empresas e investidores do setor, o próximo leilão de áreas de exploração de óleo, previsto para o quarto trimestre.

A agenda de vendedor começou nesta segunda-feira, 4, durante almoço na Offshore Technology Conference (OTC), que acontece em Houston, no Texas, até a próxima quinta-feira. A feira é referência global na indústria de exploração e produção de petróleo no mar. Também está prevista, ainda nesta segunda-feira, uma reunião sobre o tema com representantes das petroleiras globais Exxon, Shell, Total e BP, além da mineradora BHP, que também investe em exploração e produção de petróleo.

Durante o almoço, diante de uma plateia de mais de 200 pessoas, entre representantes de empresas brasileiras e estrangeiras, Braga apresentou oficialmente ao mercado as bases de realização do leilão de áreas de petróleo pelo regime de concessão, em que a empresa vencedora procura petróleo em determinada área e, se encontrar, tem o direito de extraí-lo por um período, tornando-se dona do óleo e pagando royalties à União.

Publicidade

Conforme já havia comentado no dia com jornalistas, serão 269 blocos, em terra e em mar. As mais relevantes, diz o ministro, serão nas regiões de Sergipe e Alagoas. Antes, porém, de detalhar a oferta em leilão, Braga lembrou que o País é uma das maiores economias do mundo e apresentou indicadores conjunturais. Afirmou também que o Brasil vinha promovendo um “profundo ajuste fiscal” e que o desemprego “tem taxa de menos de um dígito”, reconhecendo que houve alta nos últimos meses.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.