Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Câmara recebe requerimentos contra Crestani e Schneiders

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

Faller protocolou dois requerimentos nesta terça-feira, 18

Após rejeitar a abertura de uma comissão processante para avaliar a possibilidade de cassação do mandato do vereador Alceu Crestani (PSDB) na sessão de segunda-feira, a Câmara de Santa Cruz voltará a se posicionar sobre o assunto na semana que vem. Dois novos requerimentos foram protocolados nesta terça, 18, pelo vereador Bruno Faller (PDT). Além de Crestani, também é alvo Elo Schneiders (Solidariedade). Ambos são acusados pelo Ministério Público de exigir salários de servidores, entre outras irregularidades.

LEIA MAIS: Justiça aceita denúncia e dois vereadores viram réus por “rachadinha”

A decisão foi tomada após os vereadores concluírem que não era possível aprovar o pedido apresentado na semana passada pelo PSDB, devido a problemas de formalidade jurídica. A tendência é que os novos requerimentos sejam acolhidos por ampla maioria ou até por unanimidade na próxima sessão, que será na Quarta-feira de Cinzas.

Publicidade

LEIA MAIS: Câmara rejeita abertura de comissão processante contra Alceu Crestani

Os vereadores ainda terão que votar um requerimento protocolado na sexta-feira por um eleitor. A tendência, entretanto, é que esse pedido seja rejeitado, também por questões de formalidade jurídica.

Em junho, os vereadores acolheram denúncia contra o ex-vereador Paulo Lersch, que está preso e foi condenado em primeira instância por esquema de rachadinha. A comissão chegou a ser instituída mas não avançou porque Lersch renunciou ao mandato.

Publicidade

LEIA MAIS: Justiça condena Paulo Lersch e ex-assessor por captação de salário

Progressistas declara apoio a requerimento de Faller
No início da noite desta terça-feira, 18, o Progressistas divulgou uma nota informando que o pedido protocolado por Faller contempla o posicionamento do partido. No comunicado, assinado pelo presidente Henrique Hermany, o Progressistas orienta a bancada na Câmara de Vereadores a votar pela aprovação do requerimento do pedetista. Leia a íntegra abaixo:

NOTA OFICIAL – PROGRESSISTAS SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Na tarde de hoje, tomamos conhecimento pela imprensa que o vereador Bruno Cesar Faller (PDT) ingressou com requerimento pedindo a abertura de Comissão Parlamentar Processante, com objetivo de apurar a conduta dos vereadores Alceu Crestani (PSDB) e Elo Schneiders (SDD).

Conforme já havia manifestado anteriormente, o entendimento do Progressistas é justamente que este caso seja tratado de forma institucional, ou seja, que a abertura do procedimento parta da própria Câmara de Vereadores – primeiramente pelo seu Presidente; ou por algum vereador. Sendo assim, recebidos e analisados os requerimentos em questão, entende-se que os mesmos contemplam o posicionamento do Progressistas com relação a este assunto, sendo oportuno aguardar sua apreciação em Plenário, o que deverá ocorrer já na próxima reunião ordinária (quarta-feira, dia 26 de fevereiro de 2020).

Em nenhum momento o partido busca protagonismo, mas apenas firma posição, por decisão de seu diretório para este caso e situações similares. Manifesta assim, portanto, total apoio ao requerimento do vereador Bruno Faller, somando-se a todos os vereadores que já manifestaram posição contrária à decisão do Presidente de “silenciar” o assunto, bem como aos cidadãos que se manifestaram em redes sociais, mostrando interesse de que estes fatos sejam esclarecidos.

Publicidade

Nesse sentido, seguindo decisão unânime do nosso Diretório Municipal, orienta-se a bancada a acolher o requerimento em Plenário, oportunizando aos vereadores acusados o pleno direito ao contraditório e a ampla defesa.

Santa Cruz do Sul, 18 de fevereiro de 2020.

HENRIQUE HERMANY
Presidente do Progressistas de Santa Cruz do Sul

Publicidade

LEIA MAIS: Progressistas vai propor comissão para apurar condutas de vereadores

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.