Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Janela partidária

Vereador Carlão Smidt confirma que irá para o PSDB

Foto: Banco de Imagens

A pouco mais de 15 dias do fim da janela partidária – período em que vereadores podem trocar de sigla sem perder o mandato -, um dos líderes da oposição na Câmara de Santa Cruz, Carlão Smidt, que desfiliou-se do PTB na semana passada, confirmou na manhã desta segunda-feira, 16, que irá para o PSDB. O ato de filiação deve ocorrer na sexta-feira.

A intenção de Carlão de deixar o PTB já estava posta desde 2016, antes mesmo da última eleição municipal, após uma discussão pública entre ele e outros vereadores da sigla com o então deputado federal Sérgio Moraes (PTB). À época, diante de um movimento articulado pelo governo municipal para reduzir o salário do prefeito, Sérgio, que se preparava para concorrer ao Palacinho, pressionou a bancada petebista para que colocasse em votação também uma redução nos subsídios dos vereadores. Na ocasião, os parlamentares do PTB chegaram a protocolar um projeto com esse objetivo mas voltaram atrás, o que levou Sérgio a declarar que eles não haviam sido “homens o suficiente”.

Desde então, Carlão se afastou do partido, embora tenha mantido o alinhamento nas votações na Câmara e o discurso de oposição. Ainda que o namoro com o PSDB tenha durado vários meses, ele vinha adiando a decisão pois também era cobiçado pelo PP. A definição saiu no sábado, após uma reunião com dirigentes tucanos. À Gazeta do Sul, ele alegou que definiu-se por identificar-se com pessoas que integram o partido no município e com as pautas historicamente associadas à legenda em âmbito nacional, como a responsabilidade fiscal.

Publicidade

LEIA MAIS
Janela partidária irá alterar 40% da Câmara em Santa Cruz
O que está por vir na Câmara com o troca-troca entre partidos

Desde o início da janela partidária, quatro vereadores de Santa Cruz já trocaram de legenda. Luís Ruas foi do PTB para o PSD, Bruna Molz migrou do PTB para o Republicanos, Licério Agnes trocou o PP pelo PSD e Ari Thessing deixou o PT e foi para o Cidadania. Também nesta semana, o presidente da Câmara Elstor Desbessell, que atualmente está no PTB, deve assinar ficha com o PL.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.