Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Janela partidária

PSD passa a ser o maior partido da Câmara de Santa Cruz

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

A maior bancada era a do PTB, que tinha seis vereadores

Com a filiação de Alceu Crestani e André Scheibler, o PSD, partido do prefeito Telmo Kirst, já é o maior da Câmara de Santa Cruz do Sul. São quatro parlamentares – além deles, Luís Ruas e Licério Agnes, que também migraram para a sigla recentemente. Até então, a maior bancada era a do PTB, que tinha seis vereadores mas perdeu quatro desde o início da “janela partidária”.

As duas filiações foram articuladas diretamente pelo prefeito. Líder comunitário em Monte Alverne, Crestani cumpre o terceiro mandato de vereador pelo PSDB. Na prática, porém, está rompido com o partido desde 2016, ano em que presidiu a Câmara. À época, a sigla não apoiou uma proposta apresentada por ele para ampliar o limite de gastos com pessoal do Legislativo, o que revoltou o parlamentar. Atualmente, Crestani enfrenta um processo de cassação por quebra de decoro parlamentar.

LEIA MAIS: Mais dois vereadores vão para o partido de Telmo

Publicidade

Já Scheibler, que também é ligado ao interior, sobretudo a regiões como João Alves, Cerro Alegre Alto e São Martinho, estava no Solidariedade desde 2013, quando deixou o PTB, principal partido de oposição, e aliou-se a Telmo, chegando a ocupar o cargo de secretário de Obras. Outro vereador da sigla, Elo Schneiders, também pode sair – estaria em negociações com o PL.

LEIA MAIS: Elstor Desbessell assina filiação no PL

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.