Entre 16 e 25 anos 22/06/2020 21h30

TSE lança campanha para incentivar participação de jovens na política

Pessoas poderão enviar um vídeo, por meio da página do TSE, dizendo o que fariam para melhorar o município se fossem eleitas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou nesta segunda-feira, 22, uma campanha digital para incentivar a participação de jovens na política e nas próximas eleições municipais. De acordo com o tribunal, a medida pretende fortalecer a democracia e aumentar o debate sobre os problemas nacionais. A campanha foi intitulada “Eu na Prefeitura, Eu na Câmara”. 

Por meio da página do TSE na internet, até 3 de julho, jovens entre 16 e 25 anos podem enviar um vídeo de 30 segundos, respondendo sobre o que falta no seu município e o que poderiam fazer para melhorar a situação se fossem eleitos para o cargo de prefeito ou vereador. Os melhores vídeos vão fazer parte de uma campanha da Justiça Eleitoral de incentivo ao voto. Segundo o TSE, o país tem 1.310.194 eleitores entre 16 e 17 anos, faixa etária em que o voto é facultativo. 

LEIA TAMBÉM: Pandemia atrasa articulações para a eleição em Santa Cruz

Inicialmente, as eleições municipais estavam previstas para outubro. No entanto, o Congresso Nacional cem discutindo a mudança da data diante do avanço da pandemia do novo coronavírus no país. O adiamento é discutido com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/2020, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

LEIA TAMBÉM: Amvarp defende adiamento das eleições para 2022