Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições 2020

Terceira pesquisa do Instituto Methodus indica disputa mais acirrada em Santa Cruz do Sul

A disputa pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul voltou a embolar no apagar das luzes da campanha. Uma nova pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Methodus revela uma ascensão de última hora de Mathias Bertram. O candidato do PTB registrou um crescimento acima da margem de erro e se aproximou de Alex Knak (MDB) e Helena Hermany (PP), que segue na liderança.

Trata-se da última pesquisa independente antes da votação, que ocorre no domingo, 15. A pedido da Gazeta do Sul, o Methodus ouviu, de forma presencial, 400 pessoas de ambos os sexos e diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade e renda na zona urbana e no interior. Todas as entrevistas foram realizadas na última terça-feira, 10.

LEIA MAIS: O que mostra a primeira pesquisa em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Os números põem em xeque a polarização entre Helena e Alex, apontada na pesquisa anterior, e mostram que Mathias chegará com fôlego ao dia da votação. No cenário estimulado, o petebista saltou de 10,6% para 16,1% – a margem de erro é de 4,9 pontos para mais ou para menos. Como não houve queda no índice de indecisos e os candidatos que estão mais atrás não registraram variações significativas, tudo indica que Mathias tirou votos tanto de Alex (que caiu de 22,7% para 17,3%) quanto de Helena (que caiu de 27,5% para 24,8%).

A mesma tendência é verificada no cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. Helena permanece à frente, mas Mathias assumiu a segunda posição, com uma ligeira vantagem sobre Alex. Tanto na espontânea quanto na estimulada, Alex e Mathias aparecem empatados tecnicamente. Dentre os fatores que favorecem o crescimento do petebista está a sua taxa de rejeição, que segue inferior a 10%, menos da metade dos índices obtidos por Helena e Alex.

LEIA MAIS: Veja o que mostra a segunda pesquisa em Santa Cruz do Sul

Publicidade

Na prática, os números mostram que a progressista e o emedebista pararam de crescer, enquanto Mathias, que vem apostando fortemente na presença da família Moraes em sua propaganda de TV e rádio, entrou em uma curva ascendente e passou a figurar entre os favoritos, acirrando a disputa às vésperas da ida às urnas. Com isso, o resultado do pleito torna-se incerto, ainda mais considerando o volume de indecisos, que segue elevadíssimo – 20,2% na pesquisa estimulada e 37,7% na espontânea, percentuais que podem direcionar a disputa para qualquer um dos lados até domingo.

LEIA TAMBÉM: Disputa pela Prefeitura de Santa Cruz não terá segundo turno

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.