Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ainda indeciso?

Compare as principais ideias dos candidatos à Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Helena Hermany (PP)

Desenvolvimento econômico
Defende o fortalecimento do Banco do Povo e medidas para redução da burocracia com vistas a facilitar a abertura de negócios. Também fala em ampliar a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Saúde
Propõe mais agentes comunitários, um plantão SUS em Monte Alverne, a retomada do atendimento 24 horas no Hospitalzinho e a criação de um núcleo de médicos para suprir faltas nos postos.

Publicidade

Educação
Defende a implantação de uma escola cívico-militar e de uma creche central, além de investimentos na ocupação do turno inverso das escolas municipais.

Turismo
Propõe parcerias público-privadas para tematizar pontos do município, melhorias no Parque da Oktoberfest e divulgação da rota de cerveja artesanal.

Interior
Propõe a criação das subprefeituras de Linha Saraiva e São Martinho e a vinculação de todas as subprefeituras ao gabinete do vice-prefeito, além da ampliação do programa de compra direta dos agricultores locais.

Publicidade

Funcionalismo e gestão
Defende um reestudo da Lei dos Vales e avaliar a implantação de cinco dias por ano de abono para os servidores. Também promete um estudo sobre a regulamentação do piso nacional do magistério.

Transporte urbano
Propõe a criação da Tarifa Inteligente no transporte coletivo, para que o usuário não precise pagar a passagem múltiplas vezes. Também defende que os motoristas de aplicativo tenham as mesmas obrigações que os taxistas.

Segurança
Defende a retomada do Gabinete de Gestão Integrada Municipal para que todas as forças de segurança atuem em conjunto.

Publicidade

Corsan
Defende a recriação de uma comissão na Prefeitura para se reunir periodicamente com a Corsan e acompanhar o cumprimento do contrato assinado em 2014.

Alex Knak (MDB)

Desenvolvimento econômico
Prega redução de burocracia e propõe a criação do Berçário Industrial 2, a ampliação do Distrito Industrial e a criação de um Balcão do Empreendedor.

Publicidade

Saúde
Propõe a nomeação de técnico para a Secretaria da Saúde e a implantação de duas farmácias populares 24 horas na zona sul, além da retomada do atendimento 24 horas do Hospitalzinho.

Educação
Defende valorização dos professores, com capacitação, e investimentos em tecnologia nas escolas, além da criação de salas de estudo compartilhadas em bairros (Contêiner do Conhecimento).

Turismo
Propõe a implantação de um mercado público na antiga Secretaria de Transportes, além da construção de um concha acústica, uma parceria para implantação de parque ecológico e continuação da obra do Lago Dourado.

Publicidade

Interior
Fala em ampliação de redes hídricas e diálogo com a RGE para melhorar a energia elétrica nas localidades, além de investimentos, por meio de orientação técnica, para as agroindústrias familiares.

Funcionalismo e gestão
Fala em repor as perdas oriundas da Lei dos Vales por meio do auxílioalimentação, além da implantação de um vale-feira e regulamentação do piso do magistério. Também fala em extinguir ao menos duas secretarias.

Transporte urbano
Fala em avaliar a possibilidade de um subsídio da Prefeitura para evitar que o preço da passagem de transporte coletivo siga aumentando, além de uma revisão da Lei do Uber.

Segurança
Propõe parcerias privadas para fortalecer a Guarda Municipal e ampliar o sistema de videomonitoramento nas vias públicas, por meio da captação de recursos federais.

Corsan
Prega uma postura mais firme da Prefeitura na cobrança do cumprimento do contrato dos serviços de saneamento pela Corsan.

Mathias Bertram (PTB)

Desenvolvimento econômico
Defende a criação de pequenos distritos industriais, além da implantação de um novo Berçário Industrial, um Berçário de Alimentação, legalização dos foodtrucks e investimento na promoção da cidade.

Saúde
Fala em desburocratização da saúde e uma mobilização, junto com outros municípios da região em Brasília, para aumento do teto de gastos com cirurgias eletivas e exames.

Educação
Defende investimentos na qualificação de professores e em projetos de turno inverso nas escolas, além de implantação de empreendedorismo no currículo escolar e a criação de uma escola cívico-militar.

Turismo
Propõe a criação de um Vale Cervejeiro, a implantação de um Conventions & Visitors Bureau, a retomada das negociações para retomada das áreas do Daer e Murilo Braga e melhorias nos parques de Eventos e da Oktoberfest.

Interior
Defende parcerias com agricultores para cessão de áreas para instalação de torres de telefonia, além de diálogo com a RGE para melhorar a energia elétrica nas localidades e ampliação de redes hídricas.

Funcionalismo e gestão
Propõe repor as perdas oriundas da Lei dos Vales e a regulamentação do pagamento do piso dos professores. Também fala em extinguir a Secretaria de Comunicação e unir a Administração com a Fazenda ou Planejamento.

Transporte urbano
Defende um estudo para verificar a viabilidade de um subsídio que evite a escalada do preço da tarifa de ônibus, parcerias privadas para implantação de estacionamentos de bicicletas e revisão da Lei do Uber.

Segurança
Defende uma reestruturação da Guarda Municipal para que passe a atuar nas ruas e também no interior, dando apoio à Brigada Militar, além de investimentos em tecnologia.

Corsan
Fala em ampliação da estrutura da Agência Reguladora e em uma postura mais firme, além de parceria com o Ministério Público, para cobrar o cumprimento do contrato pela Corsan, sob pena de rescisão.

Carlos Eurico Pereira (Novo)

Desenvolvimento econômico
Defende redução de impostos municipais, digitalização dos processos para abertura de empresas, redução dos prazos para emissão de licenças e adesão à Redesim e à Lei de Liberdade Econômica.

Saúde
Fala em integração das informações sobre saúde para orientação de políticas públicas no setor, investimentos em telemedicina e ampliação dos programas de saúde da família.

Educação
Propõe a compra de vagas em escolas privadas para suprir o excedente de alunos na rede municipal, além de parcerias para segurança das escolas e para criação de um voucher para atividades no contraturno.

Turismo
Defende investimentos em cicloturismo e turismo ecológico, além de parcerias público-privadas para implantação de novos parques municipais.

Interior
Fala em simplificar a legislação referente ao funcionamento de cooperativas e associações, bem como feiras rurais e agroindústrias, além de parcerias para melhorar a infraestrutura para escoamento da produção.

Funcionalismo e gestão
Pretende implantar um modelo de “supersecretaria”, eliminando sete das atuais pastas, e processo seletivo para escolha dos secretários com base em critérios técnicos, além de valorização do funcionalismo.

Transporte urbano
Fala em investimentos em transportes alternativos e em medidas para evitar que as pessoas tenham que se deslocar até o Centro. Também afirma que os aplicativos de transporte não podem inviabilizar o trabalho dos taxistas.

Segurança
Defende parcerias com empresas privadas de segurança para utilização das imagens das câmeras de segurança e em patrulhamento no interior.

Corsan
Fala em aproximar a Prefeitura e a Agência Reguladora para cobrar o cumprimento do contrato pela Corsan, além da eliminação de “aditivos não legais” feitos nos últimos anos.

Jaqueline Marques (PSD)

Desenvolvimento econômico
Propõe a reestruturação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a criação da Central do Empreendedor e a simplificação dos procedimentos de abertura de empresas no município, incluindo revisão na legislação.

Saúde
Fala em dar continuidade a investimentos já encaminhados, como os postos de saúde sustentáveis, a criação de um Centro de Referência do Idoso e medida para reverter a falta de médicos nos postos.

Educação
Propõe a criação de um Índice Municipal de Avaliação da qualidade da educação, além da criação de uma equipe de reforço para recuperar o que foi perdido este ano em função da pandemia.

Turismo
Defende a implantação de um mercado público para dar espaço aos agricultores, artesãos e cervejeiros, além da criação da Rota da Cerveja e continuidade ao projeto do Centro de Eventos.

Interior
Defende a criação de um polo agroindustrial na Granja Municipal, ampliação do uso de Con-Aid em estradas vicinais e investimentos em capacitação para estimular o empreendedorismo rural.

Funcionalismo e gestão
Fala em criar a Casa do Servidor, com atendimento médico exclusivo para municipários, defende a regulamentação do piso nacional do magistério e a integração dos sistemas das secretarias municipais.

Transporte urbano
Propõe a implantação de tarifa gratuita no transporte coletivo aos domingos e um estudo com a agência reguladora para avaliar formas de evitar o aumento da passagem.

Segurança
Defende investimentos em tecnologia e em melhorias na estrutura de segurança das escolas municipais, além de parcerias com Ministério Público e entidades empresariais.

Corsan
Fala em apertar a cobrança sobre a Corsan quanto ao cumprimento do contrato do saneamento, mas alega que a estatal já realizou investimentos importantes no município nos últimos anos.

Frederico de Barros (PT)

Desenvolvimento econômico
Defende linhas de crédito para auxiliar pequenos empreendedores no póspandemia, incentivar a vinda de empresas de tecnologia e inovação e a implantação de um complemento ao Bolsa Família.

Saúde
Defende prioridade para a atenção básica, por meio da ampliação do quadro de agentes comunitários de saúde, além da retomada do atendimento 24 horas no Hospitalzinho.

Educação
Propõe a implantação de eleições diretas para direção das escolas municipais, investimentos em valorização dos professores e criação de um cursinho pré-vestibular para jovens de baixa renda.

Turismo
Propõe apoio a atividades de turismo rural, como forma de aproveitar a demanda por turismo regional no pós-pandemia.

Interior
Defende investimentos em infraestrutura para a zona rural, sobretudo internet, e opções de lazer e cultura para conter o êxodo de jovens para a zona urbana, além de valorização da produção orgânica.

Funcionalismo e gestão
Fala em rever a Lei dos Vales e criar no início da gestão uma política salarial anual, além de regulamentar o piso do magistério. Também defende a implantação do orçamento participativo na Prefeitura.

Transporte urbano
Propõe um estudo sobre um eventual subsídio da Prefeitura para evitar a escalada da tarifa de ônibus, além de uma avaliação sobre a implantação de passe livre para estudantes e revisão da Lei do Uber.

Segurança
Defende que a Guarda Municipal passe a atuar também no policiamento, inclusive no interior, além de investimentos em iluminação pública.

Corsan
Fala em adotar uma postura mais firme na cobrança do cumprimento do contrato do saneamento pela Corsan.

Irton Marx (Solidariedade)

Desenvolvimento econômico
Afirma ter contatos com empresas da Europa que estariam dispostas a investir em Santa Cruz.

Saúde
Propõe a criação de um hospital municipal no prédio da Secretaria de Educação.

Educação
Defende investimentos em valorização dos professores e em atividades no turno inverso das escolas.

Turismo
Propõe que os estabelecimentos comerciais funcionem 24 horas e fala em transformar a Oktoberfest em uma festa popular, que aconteça nas praças centrais e sem cobrança de ingresso.

Interior
Defende a implantação de uma cooperativa para beneficiamento de beterraba açucareira, além de investimentos em culturas alternativas, além de eleição popular para escolha dos subprefeitos.

Funcionalismo e gestão
Propõe a revogação da Lei dos Vales e a regulamentação do piso dos professores, além de reduzir em 50% o salário dos secretários municipais.

Transporte urbano
Defende restrições aos aplicativos de transporte e a extinção da Fiscalização de Trânsito.

Segurança
Propõe a transformação da Guarda Municipal em uma Polícia Metropolitana, além da implantação de postos policiais em bairros, como Carlota e Bom Jesus.

Corsan
Defende que a Prefeitura seja mais firme na cobrança do cumprimento do contrato do saneamento pela Corsan.

LEIA TAMBÉM: A hora da decisão: sete candidatos, uma cadeiraA hora da decisão: sete candidatos, uma cadeira

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.