Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Câmara

Projeto de lei que autoriza restituição de ICMS para empresas em Santa Cruz é aprovado

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

A Câmara de Santa Cruz aprovou na noite desta segunda-feira, 22, um projeto de lei que amplia a política de incentivos da Prefeitura a empresas. A principal novidade é a possibilidade de restituição de parte do ICMS recolhido por empreendedores. Em um momento sensível para economia, a intenção é reter e atrair negócios, bem como estimular expansões.

Encaminhado pelo Palacinho junto a um pacote de medidas para mitigar os efeitos da pandemia, o projeto altera uma legislação de 2011 que regulamenta os benefícios concedidos ao setor privado. O governo apostou em uma política mais agressiva, como forma de aumentar a competitividade de Santa Cruz frente a outros municípios na disputa por investimentos que gerem emprego e renda.

LEIA TAMBÉM: Governo do Estado anuncia medidas de apoio a empresários

Publicidade

No caso da restituição de ICMS, o programa, batizado de Desenvolve Santa Cruz, prevê que empresas que vierem a se instalar no município poderão receber de volta até 10% do que foi gerado por até cinco anos, enquanto empresas já instaladas que expandirem a operação poderão restituir até 50% do que gerarem a mais.

O texto, que segue agora para sanção da prefeita Helena Hermany (PP), também facilita locação de imóveis pela Prefeitura para uso de empresas, fixa os limites de isenções de impostos e taxas, retira limites para subsídios de obras de infraestrutura e inclui novos serviços entre os que a Prefeitura poderá executar diretamente nas empresas.

A aprovação se deu por unanimidade e, na tribuna, vereadores governistas e de oposição fizeram elogios ao projeto. Bruno Faller (PDT) disse que a proposta é “arrojada” e vem em boa hora. “Nesse momento de crise, de falta de emprego, de problemas em diversos setores da economia, é um passo corajoso que o governo dá”, exaltou. Já o líder de governo, Henrique Hermany (PP), disse que o projeto “reequilibra” as políticas de incentivos na região. “O que estamos estabelecendo aqui já foi estabelecido em outros municípios. E, por conta disso, perdemos investimentos nos últimos anos”, colocou.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova programa de recuperação de renda para empresas

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.