Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Economia

Reajuste da energia pesará em todos os bolsos

As próximas contas de luz dos gaúchos prometem fortes emoções para quem não se prevenir e reduzir o consumo. Entrou em vigor ontem o reajuste na tarifa de energia elétrica e também na bandeira tarifária. Junto com o Sudeste e o Centro-Oeste, o Sul é a região brasileira que mais vai sentir o aumento, com reajuste médio de 28,7% na conta de luz. A notícia é ainda pior para clientes da AES Sul, que foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a aplicar nas contas um aumento médio de 39,5%, o mais alto do País entre as distribuidoras.

O reajuste da vez está concentrado na energia elétrica, mas tudo indica que vai chegar a outros segmentos e impactar em todos os bolsos. O economista Silvio Arend, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), lembra que as empresas não poderão absorver todo o aumento, que fatalmente vai parar no consumidor. “Se não repassarem para o consumidor, encarece o custo e diminui a margem de lucro”, explica. O que ainda deixa dúvida é quanto desse reflexo o consumidor vai sentir.

Para se ter uma ideia, três padarias de Santa Cruz do Sul confirmaram ontem à Gazeta do Sul que não terão escolha a não ser repassar parte do custo ao consumidor.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.