Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Prefeitura combate a falta de água em Cerro Alegre Baixo e Alto Boa Vista

Nesta terça-feira, dia 17, estão sendo realizados testes de vazão no poço artesiano de Cerro Alegre Baixo. O poço foi aberto em janeiro deste ano, por meio de um convênio entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e o governo do Estado, e servirá como reforço na rede hídrica da localidade que está sendo ampliada para atender mais famílias e solucionar de vez o problema de falta d`água, principalmente em épocas de estiagem.

Por hora a vazão do poço é de 20 mil litros, considerada alta. Além dos testes de vazão que iniciaram na tarde de ontem, os funcionário da Corsan, destinado pela Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação do Estado para execução do serviço, também efetuam hoje a coleta de amostragem de água para verificar a qualidade da mesma. O material será encaminhado para um laboratório especializado na capital e após essa etapa a prefeitura poderá dar prosseguimento no encaminhamento da licitação para o restante da obra.

A ampliação da rede em Cerro Alegre Baixo, que já atendia 250 famílias, vai resultar no abastecimento de mais 100 famílias. Serão construídos mais nove quilômetros de extensão de rede, abrangendo as localidades de Arroio do Couto, a estrada de Estrela Velha rumo a Rio Pardo (Loteamento Knak) e Corredor Kaspary.

Publicidade

Já nesta quarta-feira os testes prosseguem em Alto Boa Vista. No local um novo poço artesiano, com vazão de 10 mil litros/hora, foi perfurado para reforçar a capacidade de captação de água, ampliando também o número de famílias assistidas. Os dois poços que já abasteciam a localidade não tinham mais capacidade suficiente de produção, sedo que um deles será agora desativado. Com isso haverá também a troca da caixa de distribuição de água, por outra com maior capacidade de armazenagem – serão 30 mil litros – e controle automatizado de nível. Além disso serão efetuadas melhorias estruturais nos sistemas de capatação e recalques.

Com o reforço no sistema de abastecimento as localidades de Travessa Bohnem, Linha do Moinho, Travessa Bauermann e Travessa Helfer estarão melhor atendidas, conforme afirma o secretário de Meio Ambiente, Edmar Hermany. “A região que vinha sendo suprida semanalmente pelo caminhão pipa, não precisará mais desse suporte. Não apenas estaremos assegurando quantidade suficiente de água para atender as comunidades do interior, como também estaremos garantindo qualidade para os nossos munícipes”, disse.

Nesse caso, como se trata de obra emergencial, será executada com dispensa de licitação, e deverá ser entregue à comunidade no mês de abril. O custo está estimado em R$ 80 mil.

Publicidade

As obras de abertura e montagem dos poços artesianos são uma parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SMMASS), e o governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.