Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Região

Agência propõe ampliação do Protetor das Águas

O coordenador de Implementação de Projetos Indutores da Agência Nacional de Águas (ANA), Devanir Garcia dos Santos, propôs a ampliação do objetivo da gestão dos recursos hídricos nas áreas do Programa Protetor das Águas, com ações direcionadas à conservação do solo no sentido de ampliar a captação e retenção de água no solo. A experiência de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é desenvolvida na Sub-bacia do Arroio Andréas, em Vera Cruz. Ao conhecer a experiência na região em visita na quinta e nessa sexta-feira, Santos relatou a disposição da ANA em apoiar prioritariamente ações para regiões com iniciativas de valorização aos produtores rurais como o PSA. “Se existe uma iniciativa local é porque a comunidade local valoriza a água. Nesses casos, a ANA apoia com recursos, expertise e apoio técnico para a montagem e execução de projetos”, disse.

O representantes da ANA informou que o trabalho do programa em Vera Cruz está em um nível bem desenvolvido e com quase todas as áreas de preservação permanente (APPs) cercadas e recuperadas. “Isso é muito importante do ponto de vista de proteção das águas”, disse. O projeto local, implantado em 2011, com recursos da iniciativa privada – Universal Leaf Tabacos e Fundación Altadis, entidade ligada ao grupo Imperial Tobacco – tem recursos previstos até o final de 2015. O programa oferece recompensa financeira para os produtores rurais que preservam as nascentes. Atualmente, integra 67 propriedades rurais e os agricultores são caracterizados como “produtores de água” por ter na preservação ambiental uma fonte de renda. Através do projeto, 103 fontes estão protegidas e a área total de preservação soma 144 hectares.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.