Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tempo

Meteorologia alerta para muita chuva nos próximos dias

A MetSul alerta para volumes muito elevados de chuva nos próximos dias em parte do Rio Grande do Sul em razão da atuação de um centro de baixa pressão que vai se intensificar no Leste do Estado. Os acumulados de precipitação mais significativos são esperados entre quarta e sexta-feira no Centro, Norte e Leste do Estado, em particular no Nordeste (Vales, Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte).

Algumas simulações computadorizadas chegam a sugerir volumes de 100 a 200 milímetros neste período de 48 a 72 horas. A quarta-feira, principalmente, pode ter acumulados de chuva bastante significativos em Porto Alegre e outras cidades, sobretudo aquelas do Centro para o Norte e o Nordeste do território gaúcho. Alerta-se para o alto risco de alagamentos e outros transtornos associados à chuva volumosa, como queda de barreiras e a subida de níveis de rios e arroios com transbordamentos.

Adverte-se também que, acompanhando as precipitações intensas, pode ocorrer vento forte. Nesta terça-feira, ele deve começar a se intensificar e soprará moderado, mas amanhã pode ser forte com rajadas de 70 a 80 km/h, ocasionalmente até superiores. Na quinta, o vento ainda pode ser por vezes moderado a forte na Metade Leste. Em virtude do vento, podem acontecer transtornos como cortes de luz e quedas de árvores, especialmente porque o solo estará instável devido à saturação causada pela  chuva forte.

Publicidade

O mapa com a projeção de chuva nos próximos sete dias, pelo modelo americano, mostra significativa chuva prevista para as regiões dos Vales, Serra, Grande Porto e principalmente para o Litoral Norte. Também se vê a tendência de precipitações nesta semana para o Norte e o Nordeste do Estado, em particular nas regiões de Porto Alegre e no Litoral Norte, com indicação de 150 até 200 milímetros. O modelo da Environmental Canada igualmente aponta chuva extrema para a Grande Porto Alegre, Serra, Vales, Litoral Norte e no Sul catarinense. O “epicentro” da chuva intensa e volumosa estaria justamente na área de Porto Alegre, segundo o modelo.

A temperatura declina mais fortemente apenas no final desta semana com o ingresso de ar mais seco e frio, o que vai garantir a melhora do tempo no fim de semana com noites frias e tardes amenas. No começo da semana que vem, a tendência é da presença de sol no Estado, ainda com o registro de temperatura baixa durante a madrugada e máximas agradáveis no período da tarde.

SAIBA COMO ESTÁ O TEMPO AGORA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.